2

Já é fato conhecido, pelo menos no Brasil, para qualquer um que tenha se envolvido com trigonometria no segundo grau, a rima da soma de seno:

Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá

Seno a Cosseno b, Seno b Cosseno a

Ou seja, sen(a+b) = sena*cosb + senb*cosa, mas isso é o bastante com a matemática.

Minha pergunta é: Qual o registro mais antigo dessa expressão?

Disclaimer: Eu passei horas pesquisando, esgotei todo meu "google-fu" e não encontrei nada, talvez os livros possam revelar mais coisas.

8
  • Difícil saber quem inventou essa fórmula mnemônica ou mesmo quando foi inventada. Não são só os professores que inventam métodos de memorização. Alunos também o fazem. Eu também fazia. Posso dizer que conheço essa fórmula para o "Seno a Cosseno b, Seno b Cosseno a" há mais de 40 anos.
    – Centaurus
    Feb 10, 2018 at 13:37
  • Um professor meu de 60 anos disse que já usavam na época dele. Eu entendo que essa pergunta vai incluir um pouco de deliberação da parte dos usuários, eu acho que seria propício a gente questionar os professores de matemática mais antigos
    – Deltab
    Feb 10, 2018 at 14:45
  • 2
    Achei ISSO: noticias.terra.com.br/vestibular/interna/…
    – Lambie
    Feb 10, 2018 at 21:33
  • 1
    adoro essas mnemónicas :) Lembra-me a do Pitágoras de Siracusa / um dia disse aos netos / o quadrado da hipotenusa / é igual à soma do quadrado dos catetos. Mas Pitágoras era de Samos, não de Siracusa. Mar 3, 2018 at 12:45
  • 1
    Uau! Conheço desde o 1o. Ano do 2o. Grau, há mais de 40 anos!
    – Telma
    Mar 7 at 0:58

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Browse other questions tagged or ask your own question.