O que significa "por onde ele anda"?
Eu vi em um texto "eu não o tenho visto ultimamente. Por onde ele anda?"
Isso é uma expressão que significa "onde ele estava?"
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communityÉ uma pergunta genérica com algumas possibilidades: Pode se referir a querer saber onde está neste momento e no passado recente, bem como 'o que anda fazendo', enfim, um pedido de 'contexto' a respeito da pessoa no tempo presente/passado recente.
Quem faz essa pergunta está querendo saber "por onde ele anda", com o verbo andar sendo usado com o significado 11 do Priberam:
- achar-se, encontrar-se (ex.: ele andava no Norte do país, não sei bem onde). = ESTAR https://www.priberam.pt/dlpo/andar
Na maioria das vezes, quem faz a pergunta está querendo dizer que não vê o fulano/a há algum ou há muito tempo, e ao mesmo tempo deseja saber se o seu interlocutor tem notícias daquela pessoa.
Mas a expressão "por onde anda" não é usada só para pessoas. Em minha própria região frequentemente usamos algo do tipo: "Ei, fulano, você sabe por onde anda aquele alicate que meu pai usava para arrancar pregos e grampos?" (significa que não vejo o objeto há muito tempo e estou perguntando sobre o seu paradeiro)