1

O que significa "por onde ele anda"?

Eu vi em um texto "eu não o tenho visto ultimamente. Por onde ele anda?"

Isso é uma expressão que significa "onde ele estava?"

2 Answers 2

2

É uma pergunta genérica com algumas possibilidades: Pode se referir a querer saber onde está neste momento e no passado recente, bem como 'o que anda fazendo', enfim, um pedido de 'contexto' a respeito da pessoa no tempo presente/passado recente.

2

Quem faz essa pergunta está querendo saber "por onde ele anda", com o verbo andar sendo usado com o significado 11 do Priberam:

• "Por onde anda o João? Eu não o vejo há algum tempo."
  • "Também não o tenho visto. Acho está viajando."

Na maioria das vezes, quem faz a pergunta está querendo dizer que não vê o fulano/a há algum ou há muito tempo, e ao mesmo tempo deseja saber se o seu interlocutor tem notícias daquela pessoa.

Mas a expressão "por onde anda" não é usada só para pessoas. Em minha própria região frequentemente usamos algo do tipo: "Ei, fulano, você sabe por onde anda aquele alicate que meu pai usava para arrancar pregos e grampos?" (significa que não vejo o objeto há muito tempo e estou perguntando sobre o seu paradeiro)

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.