0

Existe alguma palavra em português que designe um local, ou utensílio, onde se misture muita coisa?

Por exemplo, hoje numa conversa, tive necessidade de uma palavra assim para caracterizar uma área de conhecimento em que se misturam muitas outras.

Pensei em 'chafurdeira' ou 'mestiça', mas nenhum dos adjectivos me pareceu muito correcto...

Qualquer ajuda será bem-vinda.

2
  • Quem sabe, híbrido(a)? Jan 31, 2018 at 6:41
  • na música ou cozinha fala-se de fusão. Na ciência de estudos multidisciplinares.
    – Artefacto
    Feb 1, 2018 at 0:14

1 Answer 1

2

Para "área do conhecimento em que se misturam muitas outras", uma palavra frequentemente usada é multidisciplinar.

Para um local, ou utensílio, há a palavra multiuso (ou multiúso(s)).

Para uma ferramenta, ou para uma pessoa, versátil às vezes seria uma boa opção. A palavra polivalente poderia ser uma alternativa, mas creio ser pouco usada.

5
  • Olá, obrigado pela resposta. Creio que a palavra multidisciplinar é melhor candidata. No entanto, que palavra podemos usar quando a área de conhecimento é na mesma área/disciplina mas com diferentes 'subáreas' ? Feb 1, 2018 at 13:42
  • @Anoldmaninthesea. Estive pensando sobre sua pergunta, e nada me ocorre, talvez em parte porque não entendo exatamente a situação. Você se refere à uma área como a medicina, que se divide em uma infinidade de especializações?
    – stafusa
    Feb 2, 2018 at 8:34
  • É semelhante a esse exemplo de medicina... Por exemplo, refiro-me a uma área da matemática que envolve muita estatística, probabilidade, equações diferenciais parciais, e optimização Feb 2, 2018 at 14:07
  • 1
    @Anoldmaninthesea. Parece teoria de controle. Não me ocorre nada melhor que "multidisciplinar", dado que ele pode ser usado tanto para múltiplas áreas quanto para múltiplas subáreas.
    – stafusa
    Feb 2, 2018 at 14:24
  • Ok. Obrigado ;) Feb 2, 2018 at 22:30

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.