3

Brunch (além de estrangeirismo) é para quem não toma pequeno-almoço e junta a refeição com o almoço.

Lanche é a meio da tarde.

O que chamar a uma refeição feita a meio da manhã, entre o pequeno-almoço e o almoço?

• Lanche da manhã? Acredito que o pequeno-almoço é o café da manhã ou desjejum... – Peixoto Jan 25 '18 at 11:41
  • 1
    Eu diria lanche também... não me parece que o termo seja específico a um período do dia em particular. – JNat Jan 25 '18 at 11:58
  • Para mim, é o "segundo café"... – Artefacto Jan 26 '18 at 2:33
  • Lanche pode ser a qualquer horário... – Rodrigo Fontana Jan 26 '18 at 6:20
4

Lanche. Pelo menos pt-BR lanche não é restrito ao período da tarde, como registra o Michaelis:

Refeição ligeira a qualquer hora

| improve this answer | |
4

Nenhuma das sugestões abaixo é específica para o horário da manhã, mas todas podem ser usadas. Dependendo de onde estejas e com quem estejas, tu poderás ouvir:

• Sempre faço uma merenda entre as duas etapas da manhã.
  • Ainda são 10 horas e já estou com fome. Vou forrar o estômago.
  • Eu sempre faço uma boquinha no meio da manhã.
  • Eu sei que vamos almoçar na casa da tua mãe. Tô só fazendo um lanchinho.

Referências:

1- fazer uma boquinha

2- merenda

3- forrar o estômago

4- lanchinho

• 1
    eu uso merenda normalmente algo que acontece no colégio. Pode ser de manhã ou de tarde, dependendo do turno. – Peixoto Jan 26 '18 at 10:07
2

Em Portugal (vá, no meu meio social em Lisboa), lanche refere-se sempre a uma refeição a meio da tarde, lá por volta das 5 da tarde. Quando se fala em «hora do lanche», ninguém vai pensar em outra hora que não essa.

A palavra merenda parece-me ligeiramente mais plausível. Mas merenda é geralmente usada com o sentido de farnel (ex.: às 14h, a jovem comitiva parou para tirar a merenda da mochila, levar/trazer merenda). No exemplos que encontrei em que a palavra se usava no sentido de refeição e se podia inferir a hora do dia, era sempre uma refeição a meio da tarde. De resto, a palavra merenda tem, em certos meios, uma carga negativa (as pessoas "sofisticadas" não levam merenda ou farnel de casa, simplesmente levam comida de casa):

Por inabilidade das relações públicas da Parque Expo ou por exagero interpretativo dos jornalistas, a verdade é que a palavra «merenda» se tornou subitamente imprópria, com uma carga pejorativa que a todos causa repugnância (e assim, por arrastamento, corremos o risco de ver os piqueniques serem substituídos por «momentos de fruição da natureza» e os bolinhos de bacalhau por «um `snack' ligeiro para conforto do estômago»).

A verdade é que, tanto quanto saiba, não há qualquer palavra específica para essa refeição. Dizemos simplesmente leva uma peça de fruta para comeres a meio da manhã ou alguém quer ir ao café? (enquanto à tarde se poderia dizer quem quer vir lanchar?).

• Há ainda o comentário machista, usado cá por estas bandas: "quem é aquela?" "Ah, é uma merenda antiga". – Centaurus Jan 26 '18 at 15:15

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.