1

Qual é diferença entre em lugar de e em vez de?

Pelo texto os dois significam "in stead of!" Está certo?

• A qual texto, exatamente, te referes? – gmauch Jan 24 '18 at 0:58
0

Os dois são sinônimos, contudo "em vez de" tem caráter 'coloquial' sendo mais usado em linguagem falada, enquanto 'em lugar de' tem caráter formal. Outra expressão semelhante, usada em linguagem formal "ao invés de". São semelhantes a "instead of".

| improve this answer | |
  • 1
    ao invés de significa outra coisa e in spite of ainda outra diferente. – Artefacto Jan 23 '18 at 19:52
  • Sim, de fato in spite of é diferente, corrigi. Contudo "ao invés de" me parece semelhante às outras duas. Em que sentido é diferente? – Rodrigo Fontana Jan 24 '18 at 0:28
  • ao invés de significa contrariamente a. Há uma ideia de oposição. flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1384 – Artefacto Jan 24 '18 at 1:16
  • Quando você diz 'significa', quer me parecer que teja criando uma espécie de 'categoria de igualdade', o que não é bem 'verdade'. Por exemplo, a ideia de oposição não 'significa' exatamente a ideia de contrário, embora sejam bastante semelhantes. Neste site que você citou, dá pra ver também que 'em vez de' pode ser usado (em certas circunstâncias) como 'ao invés de'. – Rodrigo Fontana Jan 24 '18 at 2:38
  • Não sei onde queres chegar com essas considerações genéricas. Há frases em que ao invés de pode ser substituído por em lugar de sem grande impacto? Há de havê-las, tudo bem. Mas são uma pequena parte. Da primeira meia dúzia de exemplos que tirei do CETEMPúblico, só talvez o 5.o permite tal substituição. – Artefacto Jan 24 '18 at 15:41

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.