3

"Ai, se os meus olhos falassem", uma antiga - e linda - canção de autoria de Nóbrega E. Souza e Jerônimo Bragança, tem o seguinte trecho:

• Ai se os meus olhos falassem,
  • Talvez a ti te contassem,
  • O que eu não conto a ninguém.

Ao meu ouvido de falante do pt-BR, "a ti te contassem" soa muito estranho, principalmente na língua falada. Trata-se de licença poética? Apenas um coloquialismo? Ou é aceito como gramaticalmente correto em ambos os lados do Atlântico?

• Licença poética é uma incorreção de linguagem permitida na poesia. Em sentido mais amplo, são opiniões, afirmações, teorias e situações que não seriam aceitáveis fora do campo da literatura.
9
  • Também me soa estranho. Faria sentido se o "te" fosse o objeto da oração: "talvez contassem a ti de ti" "talvez contassem-te para você".
    – Seninha
    Jan 16 '18 at 22:44
  • 1
    Parece-me que é mais uma questão de rimar/métrica. A ordem normal de um redobro seria talvez te contasse a ti (por exemplo, na resposta à pergunta A quem contarias?). Também seria possível a ti, talvez te contasse. Mas talvez a ti te contasse não me parece.
    – Artefacto
    Jan 17 '18 at 1:28
  • 1
    Não sei, @Artefacto, a mim parece-me uma maneira natural (mas rara) de acentuar o "a ti": «talvez a ti te contasse», por oposição aos outros a quem não contaria.
    – ANeves
    Jan 17 '18 at 14:10
  • 1
    @ANeves Não vejo nada de natural. Em outros casos com um constituinte focalizado não podemos retomar o constituinte com um clítico: a nenhum deles (*lhes) contaria isso. Portanto, quando muito seria possível sem o te, mas não consigo pensar em nenhum contexto em que antepor a ti não gere uma estrutura de topicalização, a qual se escreveria com vírgula a seguir a ti e que sem talvez desencadiaria ênclise.
    – Artefacto
    Jan 17 '18 at 15:31
  • 1
    @Centaurus acho que é isso. E não meteu "a ti" na posição normal, a seguir ao verbo, para poder rimar com o verso anterior.
    – Artefacto
    Jan 17 '18 at 22:06
3

O papel dessa redundância parece ser o de enfatizar o objeto. Acredito que não é estritamente gramático, ou seja, que é coloquialismo ou mesmo licença poética.

Coloquialmente, se não soasse estranho, acredito que seria (mais) aceito, assim como "vou te contar, só pra você" o é. Uma redundância desse tipo é muito comum na tradução para o português do famoso aforismo do santuário de Delfos:

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.

Essa frase aparece desta forma num artigo no site da Academia Brasileira de Letras, na Wikipedia e em diversos outros texto em pt-BR (e.g., esse e esse). Em pt-PT o mais antigo uso que encontrei foi em um livro de 1839 (pg. 342) e um projeto literário de 2014 foi batizado "Eu a ti, contava-te uma história".

A presença dessa figura num aforismo pode significar que ela já foi mais aceita no passado.

5
  • 1
    As construções análogas seriam talvez te contasse a ti e a ti, talvez te contasse. Talvez a ti te contasse não me parece encaixar na última construção (uma deslocação à esquerda clítica); "talvez a ti" não funciona como tópico.
    – Artefacto
    Jan 17 '18 at 1:49
  • @Artefacto Você se refere ao projeto literário?
    – stafusa
    Jan 17 '18 at 1:58
  • quando falei em construções análogas, referia-me, respetivamente, ao conhece-te a ti mesmo e ao eu, a ti, contava-te uma história.
    – Artefacto
    Jan 17 '18 at 11:45
  • @Artefacto, ok, mas você vê alguma diferença entre "talvez te contasse a ti" e "talvez a ti te contasse"? De qualquer forma, pesquisando rapidamente sobre a expressão que você usou no teu primeiro comentário (deslocação clítica), me parece bem possível que me falte base teórica no assunto.
    – stafusa
    Jan 17 '18 at 11:56
  • Coisas como conhece-te a ti mesmo, curou-se a si mesmo, quem te disse a ti, etc. são corriqueiras em Portugal, e vêm reconhecidas nas gramáticas. Aliás no português europeu, conhece a ti mesmo é que é agramatical. As reticências do @Artefacto são em relação à ordem. A mim não me choca. Naquele contexto, e independentemente da rima, é até a minha ordem preferida. Mas, Artefacto, nem a mim me contavam, (quanto mais a ti) tem de estar correto (a mim, nem me contavam tem uma interpretação diferente). Não é paralelo a talvez a ti te contassem?
    – Jacinto
    Oct 30 '20 at 10:31

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.