1

Certa vez levei uma multa de trânsito aqui na cidade de São Paulo. No meu momento de ignorância cheguei até a postar um vídeo numa rede social tirando sarro da palavra cincoenta:

enter image description here

"CENTO E NOVENTA E UM REAIS E CINCOENTA E TRES CENTAVOS"

Fiz algumas pesquisas na internet e muitas delas me apontaram que certa palavra não existe e que o correto seria cinquenta. Citaram inclusive que a palavra quatorze poderia ser substituída por catorze, mas com cinquenta isso não acontece.

Essa palavra pode ser escrita dessa forma? Há algo a respeito no português de Portugal ou de outros países?

• 1
    Na ortografia do século 19, essa palavra existia; mas na ortografia atual, acho que "cincoenta" é errado em todos os países lusófonos. Veja a expressão "cincoenta cruzados" neste exemplo que sublinhei. O conto "Os três conselhos" aparece numa coletânea de contos populares de Portugal publicada no século 19. – Seninha Jan 12 '18 at 20:12
3

Vários sites e dicionários de diferentes países confirmam que cincoenta é incorreto já há bastante tempo.

A referência mais recente que encontro (numa busca cursiva) que lista a palavra é o Novo Diccionário Da Língua Portuguesa (1913) (também citado no TheFreeDictionary). E Seninha aponta em seu comentário seu uso num conto português publicado no século 19 (figura abaixo).

Talvez exista uma pequena chance deste erro ter alguma relação com o hábito de preencher cheques com grafia propositalmente incorreta para os números (e.g., hum ao invés de um) numa suposta tentativa de dificultar falsificações.

enter image description here

• Se não me engano, essa ortografia foi atualizada pela reforma ortográfica de 1911, pela qual "légoa" e "cincoenta" virou "légua" e "cinquenta"; com algumas exceções como "mágoa" e "páscoa". Como que escrever errado dificultaria falsificações? – Seninha Jan 13 '18 at 12:31
  • 1
    @Seninha, O argumento seria que dificultaria, e.g., transformar um "um" em "vinte e um", suponho que haja suficiente espaço em branco. Sobre ter sido numa das reformas, se você tiver uma referência, incluo na resposta. – stafusa Jan 13 '18 at 13:53
  • Item XX da reforma de 1911 – Seninha Jan 13 '18 at 14:44
  • 1
    @Seninha, Sou leigo no assunto, mas não me sinto confiante na sua interpretação: para mim a frase de abertura do item XX, "Continua o emprêgo tradicional de o átono valendo por u", indica justamente que as exceções como as que você menciona são isso, exceções, que os 'o's em geral permanecem. Inclusive encontrei o dicionário que menciono de 1913 (dicionario-aberto.net/dict.pdf), cujo autor lista "cinquenta" como "Outra forma de cincoenta [...] pouco diffundida, embora exacta" - e "extravagante", pg. 9, o que pode por outro indicar que se trata de mera inércia frente à reforma... – stafusa Jan 14 '18 at 0:21
  • Também sou leigo no assunto. Disse que "se não me engano foi pela reforma de 1911" porque os textos com "légoa", "lingoagem" e "cincoenta" foram desaparecendo (ao menos dos corpus em que pesquiso) pelas décadas de 10 e 20 do século passado, daí inferi ser por causa dessa reforma, que coincide com o início desse época; mas não tenho nenhuma certeza de que foi por isso mesmo, só reparei na coincidência. O uso de "o" em "cincoenta" tbm tem o agravante de se apoiar em "cinco", com o qual é morfologicamente relacionado, tal como "mágoa" se apoia em "magoar", o que explicaria sua persistência. – Seninha Jan 15 '18 at 13:19

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.