0

O que significa "aconteça o que acontecer"?

Eu sei que aconteça é subjuntivo presente e acontecer é subjuntivo futuro! Que tipo se estrutura é isso? Por que eles vão numa sentença juntos?

Outra exemple é "Seja quem for, diga que não estou"!

Que tipo de estrutura é isso e o que quer dizer?

1
  • 1
    A melhor definição para aconteça o que acontecer é independente do que acontecer... Jan 11 '18 at 20:30
4

São orações justapostas

• As orações justapostas são aquelas orações colocadas uma ao lado da outra sem qualquer conectivo que as enlace, este tipo de oração coordenada chama-se assindética.

Segundo Evanildo Bechara, são orações justapostas concessivas

A justaposição pode, ao nível do texto, apresentar as seguintes interpretações: concessivas, condicionais, temporais e finais.

• concessivas - tendo o verbo no subjuntivo anteposto ao sujeito ou caracterizadas por expressões do tipo "custe o que custar", "dê onde der", "aconteça o que acontecer", "venha de onde vier", etc. Não é o subjuntivo que de per si denota a concessão, mas sim o contexto e a entoação decrescente.

E essas expressões significam "não importa..." ou "independente do que..."

• "aconteça o que acontecer", não importa o que aconteça.
  • "custe o que custar", não importa o quanto custe.
  • "seja quem for", não importa quem seja.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.