0

O que é direferença entre "em breve" e "dentro em breve"?

Eu sei que "em breve" significa "soon". "Dentro em breve" significa mesma coisa?

Por exemple eu vi: Você vai se casar dentro em breve.

5
  • nunca ouvi falar, mas achei isso ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/dentro-em-breve/…. Parece que é mais de portugues de Portugual. @majid. Sugiro sempre adicionar um exemplo de frase para facilitar o contexto – Peixoto Jan 9 '18 at 20:09
  • @Peixoto Estava lendo um livro em Portuguese Brazileiro e achei isso! Mas como voce sugerou vou adicionar um exemplo. – Majid Jan 9 '18 at 22:02
  • sabe o título do livro? De repente, é algo mais antigo. – Peixoto Jan 9 '18 at 22:37
  • @Peixoto Falar...ler...escrever...português, Lima,Emma Eberlein – Majid Jan 9 '18 at 22:43
  • mesmíssima coisa – Artefacto Jan 10 '18 at 4:18
1

Sem uma fonte para suporte, respondo como representante do pt-BR.

As duas formas tem o mesmo significado e são usadas com frequência pela mídia. Não sei afirmar se "dentro em breve" é gramaticalmente correto, mas é idiomático e de uso corrente. Em ambiente bem informal usa-se mais frequentemente: logo, logo-logo, daqui a pouco tempo, rapidinho, sem demora.

Uma consulta rápida ao Google Books mostrou que "em breve" é bem mais frequente do que "dentro em breve" (349.000 x 48.000)

Apessar disso, exemplos de "dentro em breve" abundam na web:

• Arrisco dizer que, do jeito que as coisas andam, dentro em breve teremos na praça um verdadeiro “intelectuau-au”!
  • Para este último índice ainda não temos algo específico, mas certamente dentro em breve teremos um índice que mensure a realidade da problemática do meio ambiente e da ecologia.
  • Isto quer dizer que dentro em breve teremos pelo menos uma ou duas casas legalizadas para apostar online...tipo betfair.
  • Ou seja, dentro em breve teremos condições de atender também ao setor de óleo e gás com um produto fabricado no Brasil.
  • “Da mesma forma que surgiram celebridades do Facebook ou do Twitter, acredito que dentro em breve teremos também celebridades do Viber”, especula o diretor do app no Brasil.
  • Dentro em breve teremos também todo o nosso material feito exclusivamente para ser acessado do seu smartphone.
  • Portanto, estão de parabéns os trabalhadores novo-hamburguenses, pois dentro em breve será iniciada a construção de trezentas casas.
1
  • acho q estou lendo pouco e vendo pouca TV, pq nunca tinha ouvido dentro em breve! Realmente, achei q era restrito a Portugues de Portugual. – Peixoto Jan 10 '18 at 22:34

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.