0

O que significa estar à toa? Eu sei que isso é sinônimo de "estar desocupado"?

Aqui eu já vi "à toa". Mas não entendi o que significa "estar à toa".

Procurando na Internet eu achei que estar à toa talvez significa tem nada para fazer!

Isso é certo?

O que é toa?

10
  • 2
    Estar a toá, é estar de vadiagem (dicionarioinformal.com.br/estar%20%C3%A0%20toa). Tbm pode ser "estar sem fazer nada" Acho que tu deves quebrar a tua pergunta em duas perguntas.São coisas totalmente diferentes Estar a toá e a pergunta sobre despedir-se.
    – Peixoto
    Jan 5, 2018 at 10:35
  • 4
    Possible duplicate of Qual a origem da palavra "toa" usada na expressão "à toa"?
    – Peixoto
    Jan 5, 2018 at 16:19
  • 1
    @Peixoto, não acho que seja uma duplicata. Naquela pergunta, o autor já sabe o que a expressão significa, e só pede o significado duma palavra específica que a compõe. Nesta, o autor desconhece o significado da expressão idiomática por inteiro e pergunta qual é. E como as respostas de lá são bem específicas e usam um vocabulário português pesado, acho que não é o adequado para alguém que está a aprender o idioma (como me parece ser o caso de Majid).
    – Seninha
    Jan 5, 2018 at 23:04
  • 1
    Não usamos à toa para significar sem trabalho. Mas para uma situação momentânea. Pode significar algo negativo...
    – Peixoto
    Jan 6, 2018 at 13:34
  • 1
    O certo é à toa. Significa "sem nada para fazer". Mas curiosamente "toa" não tem nenhum significado e não tem nenhum outro uso corrente fora dessa expressão.
    – mguima
    Jan 8, 2018 at 3:35

1 Answer 1

1

O termo "estar á toa" significa não ter nada importante para fazer.

1
  • 5
    Sheila, bem-vindo ao site! Porém, neste site tentamos usar referências para fortalecer o argumento, pois, a força possuída quando não há referência é absurdamente pequena se se comparar a quando com referência.
    – Schilive
    Dec 28, 2020 at 19:02

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.