1

Uma antiga composição da MPB, da autoria de Antonio Maria, tem o seguinte trecho:

Porque você me olha
Com esses olhos de loucura?
Por que você diz meu nome?
Por que você me procura?
Se as nossas vidas juntas
Terão sempre triste fim
Existe um preconceito muito forte,
Separando você de mim. ------------------- Preconceito

A minha pergunta é sobre a concordância nominal. No caso de Maria estar dizendo "as nossas vidas juntas" à Júlia, eu não tenho dúvidas, o adjetivo (juntas) tem que ser no feminino/plural. Mas se Pedro diz a mesma coisa a Maria? A concordância deve ser "as nossas vidas juntas", "as nossas vidas juntos", ou estariam ambas gramaticalmente corretas? Caso ambas as formas estejam corretas, haveria alguma diferença semântica - mesmo que sutil - entre as duas formas?

1

Texto poético inevitavelmente deixa mais espaço para interpretação, mas eu diria que deve ser escrito como está no original, concordando juntas com vidas, "as nossas vidas juntas", pois são duas vidas que, quando juntas, terão um triste fim.

Talvez seja possível usar juntos se uma das personagens for masculina, mas seria necessária uma vírgula: "as nossas vidas, juntos", deixando implícito algo como "as nossas vidas, [se estivermos] juntos". Me parece OK para uma poesia, mas talvez não tão bom como letra de música.

1
  • Obrigado pela resposta bem esclarecedora. – Centaurus Jan 11 '18 at 16:09
2

"As nossas vidas, juntas, durariam cento e cinquenta anos."

Quem está junto são as nossas vidas.

Um poderia estar na Lapônia e outro no Chaco.

"A nossa vida, juntos, durou quinze anos."

Quem está junto somos nós (nossa vida juntos durou quinze anos, depois cada um foi para o seu lado e viveu mais quarenta anos).

No caso, talvez fosse melhor "a nossa vida juntos". Mas aí tem um problema no verso seguinte, que teria de mudar para "Terá sempre triste fim", e o que o autor provavelmente quer dizer, no contexto, não é que haveria uma triste separação, mas duas tristes mortes...

0

A sentença correta é "Se as nossas vidas juntas", é um caso de concordância nominal, portanto deve concordar com o substantivo "vidas"

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.