1

Estou procurando um sinônimo lexicamente melhor para putativo.

Em minhas pesquisas vi que putativo seria algo que parece que é, mas não é. Algo que se leva a crer ser real após uma situação dizer que não, como alguém que age feito dono de um estabelecimento, mas na verdade é um mero funcionário[1].

Resolvi perguntar por aqui porque encontrei como possível sinônimo renomado, que até ficaria elegante no contexto para o qual irei utilizar (<<nome do objeto>> da/de/do "putativo"), mas em meu modesto conhecimento, não vejo essa palavra como significado real de putativo pois, pelas definições das palavras, me levam a crer terem cunhos diferentes, um negativo e a outro positivo.

2
  • Bruno, podes dar um exemplo? Uma frase em português (com o putativo) que queiras re-escrever de modo mais claro, ou uma numa língua estrangeira que queiras traduzir?
    – ANeves
    Dec 26, 2017 at 13:14
  • O suposta dono do restaurante. Putativo é suposto ou aparente.
    – Lambie
    Dec 29, 2017 at 17:39

1 Answer 1

1

Sim, creio que esta correto, ambas tem diferentes objetivos, primeiro sobre os termos que citou como sendo sinônimos, então só para deixar mais claro «putativo» seria aquele que tem uma falsa atribuição, ou seja que é reputado (tem reputação) ser o que não é.

Inclusive existem dois termos que usam a palavra, um se chama «crime putativo» (ou "delito putativo") e o outro «casamento putativo»

O crime ou delito putativo é algo que só existe na representação subjetiva do agente (só na cabeça do agente). Ele quer cometer um determinado delito, há intenção nesse sentido (desvalor da intenção), mas tudo não passa dessa mera intenção (porque na realidade não há sequer fato típico ou punível).

O casamento putativo é o casamento celebrado indevidamente de boa-fé, ou seja, um "casamento imaginário", no qual, se imaginava ser verdadeiro, por ter preenchido todos os requisitos de existência, validade e produzido seus efeitos, no entanto, posteriormente, verificou se um vício, suscetível à anulação.

Então creio que vai depender da frase que deseja escrever, talvez para cada um soe melhor, as vezes até duas palavras poderão soar melhor, dependendo muito mesmo da frase, então creio que poderia usar palavras nos passado, como:

• Pensava que ele era o dono.
  • Pensei que estava na faixa correta da rodovia.
  • Pensamos que era um homem de palavra.
  • Imaginei que teríamos mais convidados.
  • Acreditei que era uma animal maior que isto.

Ainda pode experimentar, dependendo da frase as seguintes palavras:

• alegórico, cerebrino, espectral, fabular, fantasioso, fantasmal, fantástico, ficcional, fictício, figurado, hipotético, ilusório, imaginário, imaginoso, inexistente, infundado, inventado, irreal, lendário, mítico, quimérico, suposto, umbrático, umbrátil, utópico.
7
  • É complicado explicar... Não é bem uma frase, é o nome de um objeto, parte em inglês e parte noutro idioma (justamente o "putativo"). É como se fosse <nome do objeto> da/de/do putativo Dec 24, 2017 at 21:52
  • @BrunoAugusto teria como fornecer um exemplo? Tem que ser uma tradução literal? Não poderia adaptar o texto para o português, para soar/interpretar melhor?
    – Reptile
    Dec 24, 2017 at 21:53
  • Pior é que não mesmo. Esse <<nome do objeto>> da/de/do putativo foi a melhor reordenação de palavras que consegui formar até mesmo pra buscar referências bibliográficas para o assunto. Imagina, por exemplo, algo como carro do putativo, bola do putativo... substantivo + preposição + putativo Dec 24, 2017 at 21:56
  • 1
    @BrunoAugusto Mas qual o sentido de putativo na frase? Seria algo como: Este é o carro do suposto meliante? ou seria o carro o putativo?
    – Reptile
    Dec 24, 2017 at 21:59
  • Vish... Não encontrei quase nada sobre o assunto, é quase como se o tema tivesse sido varrido da Internet, mas do pouco que encontrei, a melhor dedução a que pude chegar — e arriscando uma mal colocamento gramatical, foi de que o "putativo" seria "um alguém", desconhecido ou morto há muito tempo, que um dia foi dono do objeto. Carro do Suposto, bola do Suposto, por exemplo, soam bastante estranhos, por isso eu estou já há um tempo procurando um sinônimo de fácil compreensão. Dec 24, 2017 at 22:05

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.