3

Ao redigir um questionário, fiquei na dúvida entre estas duas frases abaixo. Qual está certa?

• "Com qual frequência as reuniões condominiais são realizadas?"
  • "Com que frequência as reuniões condominiais são realizadas?"
0

Creio que o mais adequado seja com «qual», pois a palavra «frequência» aparentemente é variável, já que indica a presença de desinência de flexão de número (creio eu).

Existem dois tipos de desinência nominais:

• flexão de gênero (masculino e feminino)
  • flexão de número (singular e plural)

Primeiramente deixe-me explicar quando usar «que» e quando «qual»

O pronome interrogativo «que» é invariável, quando tem o sentido de «que coisa», por exemplo:

• Que é este embrulho?
  • Que é esta caixa?
  • Com que fez isto?

No entanto «que» deixa de ser para ser , quando especifica algo, por tipo, especie, por exemplo:

• Pronome: Que (=coisa) procuras?
  • Determinante: Que (=tipo) carro procuras?

Nota: Um «pronome» substitui um nome, enquanto um «determinante» o antecede.

pronome interrogativo «qual» é variável, tem um valor seletivo, ou seja, quando se pretende selecionar, escolher uma entidade de entre várias. É usado, regra geral, antes do verbo «ser».

Então apesar de ambas poderem ser usadas como determinantes, ainda sim a palavra «frequência» assume que é esperado um, nenhum ou mais horários (dias ou intervalos de tempo).

Fontes usadas para elaborar esta resposta:

| improve this answer | |
2

Ambas estão corretas (com uma ressalva). Mas nota que as duas opções não são totalmente equivalentes, já que qual tem um valor seletivo. Essa ideia seletiva, por vezes algo esbatida, pode ser reforçada com de + nome/pronome no plural (construção partitiva):

Com qual das frequências são as reuniões condominiais realizadas?

Portanto, ao usar qual temos um conjunto de possíveis frequências em mente, de entre as quais se pede para identificar uma.

A ressalva é que existem gramáticos que criticam o uso que propões de qual. Na Gramática da Língua Portuguesa de Maria Mateus e outras (8.a ed., pág. 464), temos a seguinte nota de rodapé:

Certos gramáticos consideram que qual não deve ser usado imediatamente seguido de nome e preferem o seu emprego em frases interrogativas predicativas como em Qual é o hotel? ou em construções partitivas como Qual dos senhores...?

Pessoalmente, com qual frequência são realizadas as reuniões não me soa nada bem. Preferiria:

• Com que frequência são realizadas as reuniões?
  • Qual é a frequência com que são realizadas as reuniões?
  • Com qual das frequências são realizadas as reuniões?

escolhendo a última se quisesse reforçar a ideia seletiva (por exemplo, se estivessem em causa apenas duas possibilidades).

• Penso da mesma forma. – Centaurus Dec 27 '17 at 23:07
0

"Com que frequência são realizadas as reuniões?"

"Com qual frequência, diária ou semanal, são realizadas as reuniões?"

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.