10

What is the correct pronunciation and type to the number "1000"?

• Um mil
  • Mil
  • Hum Mil

Qual a pronúncia e escrita corretas para o número "1000"?

• Um mil
  • Mil
  • Hum Mil
3

2 Answers 2

8

O número cardinal "1000" lê-se e escreve-se "mil" ou "um milhar", de forma similar a "100", que se lê "cem" ou "uma centena".

Relativamente a "hum mil" não vi ser usado em Portugal, até porque "hum" é uma interjeição", logo gramaticalmente incorrecto. "Mil? Hum!" estaria correcto do ponto de vista gramatical, mas o sentido é totalmente diferente.

A resposta de brasofilo mostra uma utilização de "Hum milhão" no preenchimento de um cheque.

The cardinal number "1000" is read and written as mil or um milhar, similarly to "100", which is read cem or uma centena.

Concerning hum mil I've never seen such a form in written in Portugal. Given that hum is an interjection it would be grammaticaly incorrect. Mil? Hum? is grammaticaly correct but it has a completely different meaning.

brasofilo's answer shows the use of hum milhão in a check (cheque).

5
  • I updated the question, to add more content. You could edit the answer? Sorry for the inconvenience.
    – Reptile
    Jul 18, 2015 at 14:06
  • Oi, Américo, em Portugal é (ou foi) comum o uso de cheques bancários? No Brasil até hoje se usa, não tão extensivamente, mas não foi extinto como parece aqui na Espanha. (vide minha resposta)
    – brasofilo
    Jul 19, 2015 at 16:47
  • 1
    @brasofilo Em Portugal o uso de cheques está em desuso, mas ainda circulam. Na altura em que eram frequentes não me apercebi desse uso de "Hum mil", eu nunca o escrevi. Mas, em comentário meu à pergunta, escrevi «Nunca ouvi "hum mil", mas parece que há pessoas que preenchem cheques desta forma por receio de fraude: Hum mil reais..». Jul 19, 2015 at 17:18
  • Talvez devesse adicionar um link para a resposta do @brasofilo assim tornaria a sua resposta mais correta do que já é. Obrigado - Não estou só atrás de respostas, mas sim de coletar conteudo para o nosso querido site portuguese.SE :)
    – Reptile
    Jul 21, 2015 at 14:04
  • @Guilherme Nascimento Obrigado por me ter lembrado. Já editei a resposta. Jul 21, 2015 at 14:21
8

Vou esclarecer só o "Hum".
Isso é usado ao preencher cheques para indicar que queremos de fato dizer "1" e não "21". Para impedir que alguém modifique "Um mil" para "Vinte e Um mil", por exemplo.

Imagem: Google Images, as partes censuradas são minhas, apesar de ser uma imagem de uma CPI do Congresso.

Não sei se isso é reconhecido oficialmente pelos bancos ou se é um desses boatos que acabam se tornando fato.

10
  • 2
    O cheque não caiu, dá pra depositar novamente na minha conta? :D
    – bfavaretto
    Jul 20, 2015 at 16:01
  • @bfavaretto: sem problemas, vou pedir agora mesmo pra contabilidade providenciar :)(
    – brasofilo
    Jul 20, 2015 at 16:20
  • Puts... eu olhando como se fosse Hum mil, e é Hum milhão... um dia quero poder assinar um cheque desse valor e com fundos...
    – LucasMotta
    Jul 21, 2015 at 13:57
  • 1
    @LucasMotta, puxa, acabo de me dar conta, dá pra converter um cheque escrito "Hum Mil" pra "Hum Milhão" com certa facilidade, lol
    – brasofilo
    Jul 21, 2015 at 14:03
  • 2
    Pelo que eu me lembro da época que eu preenchia cheques, o # era usado nos números, e não no texto. Exemplo #1957905,42#, entretanto nunca preenchi um cheque de valor tão alto assim, meus cheques eram mais parecidos com esse daqui: i.stack.imgur.com/eMqve.jpg :)
    – Math
    Jul 29, 2015 at 14:48

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.