2

Vejo um cartaz em um rua (de Coimbra?) onde está escrita a palavra "leya". Trata-se de uma variante ortográfica do verbo ler conjugado no imperativo, ou trata-se de um erro?

6

Não, é só um nome de uma marca.

A LeYa é uma mega-editora lusófona. Tem presença pelo menos em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique.

Esse vídeo é na Rua Ferreira Borges 79, 3000-363 Coimbra.
Aí estava a Coimbra Editora, que entretanto mudou para o Centro Comercial do Arnado.
Pensei que fosse aí que estivesse o cartaz da LeYa...

Mas de acordo com a pesquisa do Seninha, aí é agora uma loja da LeYa.

| improve this answer | |
  • 1
    Mas, de qualquer forma, a letra ⟨y⟩ já existiu produtivamente no português para representar a semi-vogal /i/, como em "janeyro, fevreyro, mayo". Mas ainda assim, nessa época "leia" era "lea". A semi-vogal só apareceu posteriormente para quebrar o hiato. Mas talvez durante o período de transição fonética, escreviam "leya" como uma variante. Por exemplo, "feya" já ocorria em vez de "fea" (feia), indicando a quebra do hiato. – Seninha Nov 9 '17 at 13:45
  • Muito bem exposto! Um exemplo claro desses y é o nome de família, raro mas conhecido, "Feyo" - e.g. pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Barata_Feyo – ANeves thinks SE is evil Nov 9 '17 at 19:02
  • Não sei por quanto tempo feya existiu após fea até ser substituído por feia, acho que isso vale uma pergunta. No corpus do Wikisources, "feya" é raro, mas "fea" é comum. N'Os Lvsiadas há cinco casos de "fea" vs. dois de "feya" (deve ter sido escrito durante a transição). Quanto ao verbo ler, não achei "leya", mas achei "leyo" (oitava linha de baixo pra cima). E que nome esse do cidadão! Ainda bem que é raro! – Seninha Nov 9 '17 at 19:24
  • 1
    @Seninha e ANeves, eu tenho lido autores do sXIX na grafia original, e eles só usam o y em palavras que o tinham na língua original (ou que eles pensassem que tinham), abysmo, hypothese, mystico. Depois das reformas de 1911 em Portugal e 1943 no Brasil, o y passou a ser usado apenas em nomes de origem estrangeira e seus derivados (keynesianismo). – Jacinto Nov 10 '17 at 8:51

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.