7

Por que é que em palavras como li.mão, a.ma.nhã, co.me.rão, etc, a última sílaba é a sílaba tónica?

Este é um daqueles casos em que as palavras são agudas, mesmo sem acento? Como por exemplo, a.nel, co.zi.nhar, ou cha.fa.riz?

Resposta curta (TL;DR): link

O til não tem influência sobre qual a sílaba tónica... mas normalmente a sílaba tónica coincide com a que tem o til.

(Ênfase minha. Retirado da resposta aceitada.)

3 Answers 3

6

As palavras com til não são necessariamente agudas.
Exemplos de palavras graves com til: órgão, orégão, sótão, órfão...
Citando a dúvida "grafia e acentuação de órgão" no FLiP (ênfase minha):

É muito frequente, nas palavras que têm til, que o acento da palavra (que não tem de corresponder a um acento gráfico) coincida com o da sílaba que tem o sinal de nasalização (ex.: amamentação, calções, corrimão, manhã), mas isso nem sempre se verifica. Desta forma, podemos encontrar palavras que são acentuadas noutra sílaba que não aquela que tem o sinal de nasalização, quer com um acento gráfico (...) quer sem acento gráfico (...).

A maioria das palavras com til tem a sílaba tónica onde está o til.
Dentro das restantes, há tanto as que têm acento noutra sílaba (ór·fão) como as que não têm acento nenhum (ma·nhã·zi·nha).

Relacionado:

2
  • Devo concluir portanto que o til não tem influência sobre onde recai a sílaba tónica da palavra, certo?
    – g4v3
    Commented Dec 28, 2015 at 21:07
  • Sim, @g4v3 , o til não tem influência sobre qual a sílaba tónica... mas normalmente a sílaba tónica coincide com a que tem o til.
    – ANeves
    Commented Dec 28, 2015 at 22:47
2

O til não é um acento gráfico. Apenas indica que a pronúncia é nasalada; ou seja que a palavra seria aguda mesmo sem o til, pois apenas acentos gráficos podem alterar a posição da sílaba tónica.

4
  • 3
    Quanto ao til, eu sei disso. Mas tanto quanto me lembro, na escola ensinaram-me que as palavras são graves (paroxítonas) quando não levam acento (agudo ou circunflexo), excepto se terminarem com certos sufixos, como -ar, -er, -ir, ..., -al, -el, -il, ..., -az, -ez, -iz, ...
    – g4v3
    Commented Jul 18, 2015 at 8:38
  • Então em que ficamos?
    – Jorge B.
    Commented Jul 20, 2015 at 12:42
  • someonewithpc o @user3397179 contradisse o que tu disseste...
    – Jorge B.
    Commented Jul 20, 2015 at 12:46
  • 4
    @someonewithpc "a palavra seria aguda mesmo sem o til". Não sei, mas não parece que seja bem isso. Mas também não sei o suficiente para o provar. No entanto, no caso das palavras terminadas em -a, as palavras não seriam agudas: "amanha" (do verbo amanhar) e "amanhã" (no dia seguinte a hoje).
    – g4v3
    Commented Jul 20, 2015 at 15:47
2

O uso do "til" para palavras terminadas em "a" serve para diferenciar o som, que passa a produzir nasalidade.

Caso não tivesse o til, a palavra "manhã" (morning) teria a mesma pronúncia e seria indiferenciável de "manha" ("fake cry") e tem a pronúncia do "a" aberta.

Da mesma forma, palavras como "Mão" (hand), precisam do til, ou teriam sua pronuncia como "Mao" (como Mao-Tse-Tung).

O uso do til, portanto, faz-se necessário para diferenciar a pronúncia; sem ele o "ao" soaria como "au"; como em "cacau" (cocoa) ou "mau" (evil).

5
  • 1
    teriam sua pronuncia como "Mao". Então é por isso que "ao" se lê da maneira como se lê! Tinha essa dúvida, a de como se deveriam ler palavras terminadas em "ão" se retirássemos o acento.
    – g4v3
    Commented Aug 12, 2015 at 19:03
  • 2
    "manha" ("fake cry"). Desconheço tal significado da palavra. Para mim significa "capacidade ou jeito para enganar; engenho". A Infopédia concorda com o meu uso da palavra, mas não mostra esse. Será que percebi mal? "fake cry" significa "choro fingido", certo?
    – g4v3
    Commented Aug 12, 2015 at 19:07
  • 1
    Outra coisa, se a palavra "manhã" não levar til, deixa de ser grave e passa a ser aguda: ma.**nhã** → ma.nha
    – g4v3
    Commented Aug 12, 2015 at 19:10
  • 1
    ... e mudando a sílaba tónica, a palavra é absolutamente diferenciável. Concordo com @user3397179 .
    – ANeves
    Commented Aug 13, 2015 at 10:50
  • 1
    Reparei agora que troquei "grave" e "aguda". Vou corrigir: Outra coisa, se a palavra "manhã" não levar til, deixa de ser aguda ("ma nhã") e passa a ser grave ("ma.nha").
    – g4v3
    Commented Dec 28, 2015 at 20:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.