2
  • Estou a me dirigir à rainha: "Vossa majestade gostaria de ser acordada mais cedo?"
  • Dirijo-me então ao rei: "Vossa majestade gostaria de ser acordado/a mais cedo?

Tenho uma audiência marcada com D. Manuel I e não gostaria de cometer uma gafe, daí a minha pergunta: qual a forma correta quando o interlocutor é um homem?

1 Answer 1

2

Deve-se fazer a concordância do genero conforme o gênero da pessoa que está se dirigindo:

As expressões “Vossa Senhoria”, “Vossa Excelência” e “Vossa Majestade” são todas elas femininas, por causa do núcleo feminino “Senhoria”, “Excelência” e “Majestade”.

No entanto, em conversa com um juiz, não se diz “Vossa Excelência foi rigorosa”.Em tal circunstância, não se faz a concordância com a palavra, mas sim com a imagem de homem do interlocutor:

Vossa Excelência, Senhor Juiz, foi muito rigoroso na observância da lei.

Fonte: jurisway

A mesma recomendação é encontrada aqui:

Concordância de gênero: faz-se a concordância com o sexo das pessoas a que se referem. Ex: Vossa Senhoria está sendo convidado a assistir a nova palestra no senado. Vossa Excelência será informada das demais alterações.

Fonte: Tudo Estudo

2
  • 2
    "Vossa Excelência, Senhor Juiz, foi muito rigoroso na observância da lei." - e o juiz responde: "Ri-go-ro-sís-si-ma, querido, ri-go-ro-síííís-si-ma"... Oct 17, 2017 at 15:52
  • Parece-me que em Castelhano a concordância não é feita com o sexo da pessoa e sim com o título.
    – Centaurus
    Nov 22, 2017 at 14:56

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.