3

Uma das impressões que tenho no sotaque do Porto é que as vogais não são pronunciadas de forma plana, como se fossem ditonguizadas.

Por exemplo, o que estás a fazer no Porto? soa-me o que está a faziâr no Puârto?

É mesmo assim que pronunciam ou é impressão minha?

• Tens certeza de que soam como ditongos crescentes (-iâr, -uâr-)? Para mim soam como ditongos decrescentes (fazeir, Pourto). A primeira opção (a dos crescentes) parece ser mais um hispanófono tentando falar português (hacier, Puerto). – Seninha Oct 15 '17 at 1:47
2

Eu acho que há uma tendência para a nasalização e prolongamento dos «o» fechados, não necessariamente antes do r.
Bom também fica "boum", por exemplo.

Este binho do puorto é mesmo boum!

Aliás, de vogais em geral:

• Alguns «o» fechados ficam «u»: «cumbersa»
  • Alguns «e» fechados ficam «ei»: «bermeilho», «beim»;
  • Alguns «a» abertos ficam «ai»: «cascailho»;
  • Etc.

Mas decide por ti próprio; soa assim:

"Vai no Batalha" - Teatro de Marionetas do Porto
https://www.youtube.com/watch?v=tXrzK9Xbzvg

Excerto de "Vai no Batalha"-Teatro de Marionetas do Porto. A epopeia de Fredo Brilhantinas para obter a licença de "arrumbador de biaturas ligeiras na cambra municipal do puerto".

O Fredo Brilhantinas tem um sotaque portuense bem cerrado, e usa muitas expressões locais. É uma representação muito fiel. [1]
O Senhor Moutinho tem um sotaque limpo.

[1] Note-se que o sotaque portuense é algo raro hoje em dia: tanto devido à influência dos média; como à uniformização da linguagem devida ao sistema de ensino; como à diluição de regionalismos devido ao êxodo rural e às migrações inter-cidades.
Usam-se ainda bastantes expressões, mas o sotaque perde-se. :(

• 1
    Também percebo ditonguização nalguns dialetos brasileiros, mas sempre em sílabas fechadas (terminadas em consoantes). Como, na língua portuguesa, as únicas consoantes que encerram sílaba produtivamente são ⟨r, s~z, l, n~m⟩, acaba que são nesses contextos que "bem" vira "beim" e "vez" vira "vêis". Quanto ao "vermeilho", talvez seja a conservação de um traço arcaico, já que este /i/ já ocorria antigamente ("vermelho < *vermeilo < *vermeclo < vermiclum", o mesmo com cascalho e outros). – Seninha Oct 16 '17 at 18:19
  • Vejo bastante ditongação nesse vídeo mesmo sem ser antes do R: sinhuâr, quiâ, purfeitamiante. – Rui Fonseca Oct 16 '17 at 21:05
  • @Seninha no Porto, «vez» mantém o mesmo e: «bêz»; mas o resto sim, faz todo o sentido... no que consigo acompanhar. :) – ANeves Oct 17 '17 at 2:40
  • @RuiFonseca por alguma razão cismei que a tua pergunta era só sobre o «o»... tenho de re-escrever isto amanhã, com foco nas vogais e não só no «o». Vou ter de ler também sobre ditonguização, que pareço ter metido água. Amanhã. :) – ANeves Oct 17 '17 at 2:42
  • 1
    @Seninha - Em São Paulo creio que há ditongação mesmo em sílabas sem consoante pós-vocálica: intereisse, cachourro, bataata. Minha impressão é que as vogais tônicas foram alongadas para reforçar o acento, e depois o final da consoante longa "caiu" para uma mais fechada: rabanete -> rabane:te -> rabaneite. – Luís Henrique Oct 17 '17 at 13:37

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.