Hoje vi uma frase supostamente dita por Bert Hellinger que me parece um pouco estranha, porém alguns amigos meus dizem que está correta:
"As doenças de nosso corpo e mente são a manifestação que busca nos dizer que algo está em desordem" - Bert Hellinger
No trecho "são a manifestação" eu entendo que "são" está concordando com "As doenças", porém o substantivo "manifestação" está no singular, uma vez que estranhamente não apareceu como "manifestações".
Este não seria o correto?
"As doenças de nosso corpo e mente são as manifestações que buscam nos dizer que algo está em desordem" - Bert Hellinger
Edit:
1º) Primeiro ponto de vista da frase:
Quem se manifesta? A Doença.
Logo, "As doenças se manifestam".
Então, "As doenças de nosso corpo e mente são as manifestações...", pois "uma doença se manifesta", "duas doenças se manifestam", se existem doenças então existem manifestações.
2º) Contrariando, ao tentar converter (ou inverter?) o sujeito da frase, chegaríamos a:
"A manifestação que busca nos dizer que algo está em desordem são as doenças de nosso corpo e mente."
Pois a manifestação neste caso é claramente uma entidade e as doenças são o que compõem essa entidade.
Obs.: Esses são meus pontos de vista.