4

Hoje vi uma frase supostamente dita por Bert Hellinger que me parece um pouco estranha, porém alguns amigos meus dizem que está correta:

"As doenças de nosso corpo e mente são a manifestação que busca nos dizer que algo está em desordem" - Bert Hellinger

No trecho "são a manifestação" eu entendo que "são" está concordando com "As doenças", porém o substantivo "manifestação" está no singular, uma vez que estranhamente não apareceu como "manifestações".

Este não seria o correto?

"As doenças de nosso corpo e mente são as manifestações que buscam nos dizer que algo está em desordem" - Bert Hellinger

Edit:

1º) Primeiro ponto de vista da frase:

Quem se manifesta? A Doença.

Logo, "As doenças se manifestam".

Então, "As doenças de nosso corpo e mente são as manifestações...", pois "uma doença se manifesta", "duas doenças se manifestam", se existem doenças então existem manifestações.

2º) Contrariando, ao tentar converter (ou inverter?) o sujeito da frase, chegaríamos a:

"A manifestação que busca nos dizer que algo está em desordem são as doenças de nosso corpo e mente."

Pois a manifestação neste caso é claramente uma entidade e as doenças são o que compõem essa entidade.

Obs.: Esses são meus pontos de vista.

5
  • 1
    Agora eu fiquei na dúvida pois penso que possa haver dupla concordância com elementos da frase. No primeiro caso, pode se referir em gênero e número e no segundo, é para concordar com toda a frase. Espero que seja isto. Para mim, não me faz grande diferença. Oct 5, 2017 at 15:27
  • 1
    Também imagino que há uma ambiguidade, mas só quis ser um pouco mais específico e descobrir de onde ela vem.
    – bio
    Oct 5, 2017 at 15:38
  • 1
    Acho que na verdade, todas as duas formas estão certas. Vos confesso uma coisa: sei que o que vou falar aqui não tem nada a ver com a questão, mas penso que o AO de 1990 causou muitas inseguranças ortográficas, pois me lembro que quando era mais novo, ou criança sabia de um monte de coisas do Português, mesmo sendo brasileiro e não me sentia tão inseguro assim na hora de escrever e ainda não havia essa história de ficar mexendo aqui e ali. Ou sou eu que fiquei velho mesmo, depois de 34 anos. Oct 5, 2017 at 15:55
  • 4
    "As cores nada mais são do que a manifestação da nossa percepção de frequências eletromagnéticas", se a reduzíssimos teríamos "As cores são a manifestação da nossa percepção...". Ou "As feridas são o resultado das manifestações virais", reduzindo: "As ferias são as manifestações...". Parece que todas são possíveis, depende do que está sendo omitido na frase, provavelmente estará no contexto. [as afirmações são arbitrárias, as criei sem compromisso em declarar verdades científicas]
    – Luciano
    Oct 5, 2017 at 18:56
  • 3
    Não sei se esta pergunta sobre o pomar são estas cinco árvores ajuda? O verbo ser pode ligar um singular com um plural, como nos exemplos do @Luciano. Ou ainda, "eu estava perdido no mato, e eles acharam-me: eles foram a minha salvação"--claramente há uma só salvação.
    – Jacinto
    Oct 6, 2017 at 13:22

2 Answers 2

3

Sim, “as doenças […] são a manifestação” está correto: a frase é gramatical e faz sentido.

Questão gramatical

Do ponto de vista estritamente gramatical, “as doenças […] são a manifestação” não apresenta qualquer problema. O verbo ser pode ligar um sujeito e um predicativo de números gramaticais diferentes, como se pode ver pelos seguintes exemplos que não levantam qualquer dúvida:

Vocês foram a minha salvação.

Eles são gente boa.

Os brasileiros são um povo otimista.

A maior riqueza do mundo são as crianças.

Este artigo no Civerdúvidas apresenta vários outros exemplos avalizados por gramáticos consagrados. A questão que se põe neste tipo de frases é se o verbo deve ir para o singular ou para o plural. O Gramático Evanildo Bechara, citado nesta resposta do Artefacto, observa que normalmente vai para o plural. Mas nem sempre tem de ser assim, como em “migalhas é pão” (artigo do Ciberdúvidas) ou “justiça é as virtudes todas” (Bechara, resposta do Artefacto).

Questão de sentido

Agora, “as doenças […] são a manifestação” é gramatical, mas “as doenças […] são (as) manifestações” também é. A escolha entre uma e outra alternativa depende do que se quer enfatizar. Compara:

(a) As doenças são a principal causa de morte em Portugal.

(b) As doenças do aparelho circulatório e os tumores malignos são as principais causas de morte em Portugal.

Cada doença é uma causa de morte diferente, mas em (a) eu não estou interessado nessas diferenças e apresento as doenças coletivamente como a principal causa. Já em (b) eu quero destacar que cada um daqueles dois grupos de doença é individualmente uma principal causa de morte.

Do mesmo modo, em

As doenças de nosso corpo e mente são a manifestação que busca nos dizer que algo está em desordem

o autor não está interessado em distinguir doenças ou as diferentes coisas que poderão estar em desordem, mas quer simplesmente dizer que qualquer doença é manifestação.

3

A primeira opção certamente está correta, principalmente em se tratando de textos médicos.

• "As doenças de nosso corpo e mente são a manifestação que busca nos dizer que algo está em desordem."

Na frase acima, a "manifestação " é um conjunto, e fica melhor no singular.

Do Google Books

• "Placas policíclicas anelares são a manifestação mais comum do Lupus Eritematoso Sistêmico."
  • "Todos eles são o manancial da exposição sistemática ou teórica da tradição mística cristã."
  • "os sintomas negativos, representam a manifestação essencial da doença esquizofrênica."
  • "Clinicamente, estes tumores representam a manifestação local de uma doença sistêmica."
  • "Os contratos representam a manifestação da vontade dos indivíduos com o fim de..."
  • " As reações pessimistas de Joe são a manifestação natural de.."
  • "As pessoas com sintomas sem explicação médica têm mais chances de considerar que as queixas físicas são a manifestação de uma doença.."

A segunda opção, soa melhor aos meus ouvidos se omitirmos o artigo

• "As doenças de nosso corpo e mente são manifestações que buscam nos dizer que algo está em desordem"

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.