4

"Gato" pode ser o siamês, o persa ou o bobtail. Vi também que pode se referir a instalações clandestinas.

Mas existe também o uso dessa maneira:

Aquela menina é uma gata!

Quando existe atração ou admiração física por alguém o termo "gato" é utilizado.

Qual a origem da expressão "gato" para se referir a pessoas atraentes?

4

3 Answers 3

4

Primeiramente, parece ser uma gíria tipicamente Brasileira:

O uso de gato e gata no sentido que refere é conhecido e tem difusão, mas ainda é considerado como típico do português do Brasil. Não temos fontes que esclareçam como surgiu essa aceção da palavra, mas supomos que tenha sido por metáfora, equiparando a sedução de uma pessoa ao comportamento voluptuoso e muitas vezes selvagem dos felinos.

Fonte: Ciberdúvidas

E tem seu uso popularizado nos anos 60:

ANOS 60 aldeia global (nosso mundo), bacana (bom, bonito), boa pinta (de boa aparência), boazuda (mulher bonita), bolinha (estimulante), cafona (feio), calhambeque (carro velho), cara (indivíduo), carango (carro), certinha (mulher bonita), chapa (amigo), dar tábua (recusar-se a dançar), duca (ótimo), é fogo! (é difícil), é uma brasa, mora! (é espevitada, danada esticada (passar por vários restaurantes e bares noturnos),fossa (depressão, crise existencial),gamar (namorar), gata (mulher bonita), grana (dinheiro), jovem guarda (movimento artístico musical), legal! (ótimo!),mancar (desrespeitar compromisso), minissaia (saia curta), paca (muito), pão (homem bonito), papo firme (conversa séria), papo furado (conversa boba), pé de chinelo (pessoa sem expressão), pelego (líder sindical governista), pode vir quente que estou fervendo (excitada), pra frente (moderno), quadrado (conservador), sifo (deu-se mal), sifu (deu-se mal), tremendão (rapaz bonito), uma brasa, mora (bom, ótimo!), ziriguidum (samba no pé, molejo de mulata).

Fonte: Gírias: na boca de jovens e adultos

E segundo o livro De onde vem as palavras: origens e curiosidades da língua portuguesa de Deonísio da Silva, o uso é devido a união da bela e da fera domesticada.

enter image description here

1
  • Aos 60 é coerente com o que eu vi no Google Books; o primeiro exemplo que encontrei foi dos anos 70; na linguagem oral já deveria existir antes, naturalmente.
    – Jacinto
    Commented Oct 18, 2017 at 23:36
0

Eu acho que a associação da palavra GATO(A) com relação à beleza deve ter vindo da sensualidade que esse animal tem. A forma de andar e de olhar do felino é muito sensual, diferente do cachorro, que parece ser um animal mais alegre.

-3

Gata - Era uma gíria criada na década de 50 (1950) para ofender mulheres que tinham mais de um filho de pais diferentes, depois(sei lá quando...) passou a ser um elogio.

Bacana = Alude ao deus romano BACO, o deus do vinho; termo usado para se referir a festas regadas a vinho e bebidas alcóolicas, e coisas ligadas à putaria.

CDF = gíria criada no colégio Estadual na década de 80, em Belem do Pará, para se referir aos que sentavam na CADEIRAS DA FRENTE, ou sejam, os pucha-saco do professor mas também aos que se interessavam pela aula; O oposto são os TDF (turma do fundão).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.