1

Em uma pesquisa na internet, os textos em português costumam se referir a uma flag = true como estando "setada", marcada, ativa, definida.

Qual seria a tradução correta para a frase: "when the flag is set...", seguindo rigorosamente a língua portuguesa e documentos oficiais em C++? Não gosto de nenhum dos termos acima citado pois:

• "setado" não existe em português;
  • marcada é um termo que se usa em elementos de GUI, por exemplo caixa de seleção;
  • ativa a flag está, pois estamos testando o estado dela, seja em "true" como em "false"
  • definida a flag está, pois senão não a estaríamos usando no código fonte.

Então... qual é a tradução correta respeitando a língua portuguesa para o estado da variável "flag"?

A mesma pergunta pode ser estendida ao termo "flag". Mas estou interessado na tradução do estado da "flag".

2
  • Entendo que a frase quer dizer que a flag foi colocada no código ou definida.
    – Meu ovo
    Sep 8, 2017 at 21:57
  • Eu traduziria para flag como marcador e setado para definido. Então ficaria: "quando o marcador é (está) definido como verdadeiro..."
    – Peixoto
    Sep 14, 2017 at 12:21

2 Answers 2

1

Flag, literalmente, é bandeira. Usa-se essa palavra porque bandeiras sinalizam coisas. Flag, nesse contexto, serve para sinalizar coisas. Flags de processadores, por exemplo, sinalizam detalhes de operações, como "houve overflow na última operação?", sendo assim acho que a tradução mais adequada para a palavra flag é sinal ou sinalização.

1
  • Flag também serve como verbo indicar; nesse sentido, a substantivação desse flag é interpretada como indicador. Tá, com liberdade poética bandeira e indicador são palavras intercambiáveis Sep 8, 2017 at 22:51
1

A flag funciona como uma sinalização a respeito de determinada condição que possa ser respondida atraves de um simples true/false (1/0).

Exemplos:

• 'Status
  • 'Deseja receber email?'
  • 'É estudante?'
  • 'Possui alguma deficiência?'

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.