3

Em cartas mais formais e requerimentos é comum ler o seguinte:

Termos em que, pede/peço deferimento.

ou

Termos em que pede/peço deferimento.

Qual dos dois é o correto e por quê?

2
  • 1
    Eu sinceramente não consigo entender a função sintática desse "que" na frase. Minha impressão é de que a vírgula é incorreta, mas não tenho certeza. Essa construção é típica de "juridiquês". Podiam muito bem dizer "Nesses termos, peço deferimento", ou "Nos termos acima, peço [o] deferimento...".
    – bfavaretto
    Sep 27, 2017 at 18:49
  • 1
    @bfavaretto, é o pronome relativo: refere-se a "termos", e integra o constituinte relativo em que, que é adjunto adverbial de pede. E portanto, como intuiste, não pode levar vírgula.
    – Jacinto
    Sep 27, 2017 at 22:12

2 Answers 2

2

Obrigatoriamente sem vírgula. A frase em questão aparece em textos com a seguinte estrutura¹ (ver exemplo aqui):

José Silva, dado que X, Y e W, solicita Z, termos em que pede deferimento

Nesta frase, “termos” refere-se ao enunciado anterior—“dado que […] solicita Z”—e é modificado pela oração relativa restritiva “em que pede deferimento”—não são uns termos quaisquer, são especificamente os termos em que se pede deferimento. O constituinte relativo em que é parte integrante da oração relativa, desempenhando a função de adjunto adverbial do verbo pedirpede deferimento nestes termos. Ora o constituinte relativo nunca se separa por uma vírgula do resto da oração a que pertence. Pensa nutras estruturas mais simples com orações relativas em que o mesmo acontece (a oração relativa está em itálico, o constituinte relativo a negrito itálico):

Gostei imenso do livro que me deste.
Vi ontem o episódio em que Jon Snow ressuscita.
Ele contou-me essa mesma história, em que eu não acredito nem um bocadinho.
Acordamos os termos em que se vão desenrolar as negociações.
Choveu imenso, o que não me impediu de gozar o passeio pela serra.

E como nós gostamos de coisas fundamentadas, aqui ficam uns exemplos de gramáticas conceituadas com o mesmo tipo de construção. O primeiro vem na Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, 2014, p. 434; minha formatação em todos os exemplos):

Ela então consentiu que eu erguesse seu rosto, gesto que não me haviam autorizado.

Os seguintes são da Gramática do Português da Gulbenkian (Lisboa, 2013, vol. II, p. 2088):

(51) a. Estava a chover, situação/facto que nos causou muito transtorno.
       b. Chegámos tarde, coisa/motivo que provocou a ira dos donos da casa.

Estas frases são explicadas na Gramática do Português (p. 2087-8) como “construções apositivas contendo um nome abstrato como coisa, facto, motivo e situação (entre outros) modificado por uma oração relativa restritiva de nome […]”. No exemplo da Nova Gramática, o nome abstrato é gesto; nos tais requerimentos é termos.

¹ Um requerimento a sério seria uma ou várias páginas; cada um dos meus pontos X, Y e W, e outros que houvesse, seria um parágrafo, terminando com ponto final; e termos em que pede deferimento seria também um parágrafo, começando com maiúscula. Isto não acontece no discurso normal, em que termos viria sempre depois de vírgula e com minúscula.

2
  • não acontece no discurso normal – isso é o que me chama a atenção nesse tipo de construção, mais do que a eventual vírgula incorreta.
    – bfavaretto
    Sep 28, 2017 at 2:12
  • 1
    @bfavaretto, eu também acho esse termos em que... particularmente deselegante: em linguagem normal, nestas construções, termos referir-se-ia à frase anterior, não a uma série de parágrafos. Mas a vírgula é absolutamente ilegal.
    – Jacinto
    Sep 28, 2017 at 8:00
0

A regra básica é observar se o sujeito concorda (em gênero, número e grau) com o predicado. Geralmente inicia-se a carta com “Fulano(s) de Tal, (e segue apresentação de Fulano), REQUER…” — na terceira pessoa (singular ou plural). E por fim, deve –se encerrar com “nestes termos, (Fulano de Tal, o requerente, 3ª pessoa singular) pede (3ª pessoa do singular) deferimento…” enter link description here enter link description here enter image description here

2
  • Bem-vinda Adriana! É ótimo ganharmos mais contribuintes tão ativos, então permita-me mencionar dois pontos recorrentes que podem ser melhorados nas tuas postagens até aqui: 1) as imagens de livros não são necessárias, elas mais distraem do que auxiliam na compreensão da resposta; e 2) lembre de preencher o enter link description here com os dados (autor, título ou domínio, etc) do link. Este último ponto é importante por duas razões: i) é possível buscar a referência caso o link apodreça (i.e., seu endereço mude), e ii) não é preciso seguir o link para saber-se qual a referência indicada.
    – stafusa
    Apr 28, 2019 at 23:28
  • Nessa resposta específica, não vi conexão entre a referência dada e o texto da resposta - deixei de ver (você poderia apontar?) ou é apenas uma referência genérica sobre o assunto? Se for o último caso, referências do tipo devem ser evitadas.
    – stafusa
    Apr 28, 2019 at 23:30

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.