0

No texto seguinte, "se revelam" significa "parecem" ou "ficam"?

Shampoo de limpeza suave que age sem agredir os fios, preparando-os para os próximos passos do tratamento de nutrição e reconstrução de X Y. Ao final da aplicação, os cabelos se revelam pré-hidratados, emolientes e maleáveis.

2
  • 2
    mostram-se, revelam-se, apresentam-se, qualquer um dos três.
    – Centaurus
    Aug 27, 2017 at 0:10
  • Mas então isso significa que não "ficam" pré-hidratados, emolientes e maleáveis de verdade, senão apenas "parecem/mostram-se" assim, ou que? Obrigada. Aug 27, 2017 at 2:14

1 Answer 1

2

"Revelar-se" é um verbo pronominal que significa

manifestar-se; patentear-se; mostrar-se.

As agências de propaganda, de um modo geral, evitam fazer afirmações categóricas sobre qualquer característica de seus produtos, para que não sejam acusadas de propaganda enganosa. Na tua frase...

Ao final da aplicação, os cabelos se revelam pré-hidratados, emolientes e maleáveis.

...pode ser que os cabelos fiquem pré-hidratados, emolientes e maleáveis, mas a frase não afirma isso. É o mesmo que dizer "ela parece muito educada" que significa "ela se mostra muito educada". Pode ser que ela seja educada ou não.

1
  • Entendi. Agradeço muito sua resposta. Acho que devo verificar isso com o cliente, porque nem no restante do documeto evitaram fazer afirmações categóricas sobre as características como você falou. :) Probavelmente me falam que eu traduza a palavra como "ficam". Obrigada!!! Aug 27, 2017 at 18:26

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.