Muitos livros antigos encadernados a couro têm umas coisas salientes atravessadas nas lombadas, que eu assinalei na figura abaixo. Aquilo é os fios que unem as folhas que passam por baixo daquilo. Mas qual é o nome daquilo?
1 Answer
Um termo que encontrei foi nervura:
- Segundo a Infopedia: saliência transversal na lombada dos livros encadernados
- Neste artigo é mencionando, na página 4 do PDF, vários significados de "nervura", entre eles: Na tipografia, "nervura" se refere à saliência transversal das lombadas dos livros encadernados.
No livro intitulado "Livro" (Michel Melot), há também uma referência ao termo nervo:
No passado, as encadernações dos livros eram mantidas por um sistema complicado de fios cosidos sobre os cadernos, o que os deixava salientes no dorso. Estas saliências dos nervos marcavam linhas horizontais paralelas, deixando-as bem visíveis sob a cobertura do couro. As técnicas de encadernação há muito tornaram desnecessárias estas saliências, as quais, entretanto, continuam marcadas por aquilo que os encadernadores chamam de "falsos nervos".
-
1Muito bem. Vem noutros dicionários também. Como é que descobriste? Intuição mais confirmação?– JacintoAug 24, 2017 at 21:03
-
@Jacinto Na verdade, fui no google e procurei "saliências transversais nos livros", "saliências nas lombadas dos livros" e outras variações (incluindo ou não outros termos como "tipografia", "encadernado" e fazendo várias combinações). Eu também não fazia ideia que tinha um nome só para aquilo. E acabei encontrando outra referência relacionada, atualizei a resposta.– user1798Aug 24, 2017 at 21:22
-
1
-
Agora fiquei curioso em ver um vídeo mostrando o cosimento das nervuras! Aug 26, 2017 at 1:47