4

Muitos livros antigos encadernados a couro têm umas coisas salientes atravessadas nas lombadas, que eu assinalei na figura abaixo. Aquilo é os fios que unem as folhas que passam por baixo daquilo. Mas qual é o nome daquilo?

enter image description here

1 Answer 1

4

Um termo que encontrei foi nervura:

• Segundo a Infopedia: saliência transversal na lombada dos livros encadernados
  • Neste artigo é mencionando, na página 4 do PDF, vários significados de "nervura", entre eles: Na tipografia, "nervura" se refere à saliência transversal das lombadas dos livros encadernados.

No livro intitulado "Livro" (Michel Melot), há também uma referência ao termo nervo:

No passado, as encadernações dos livros eram mantidas por um sistema complicado de fios cosidos sobre os cadernos, o que os deixava salientes no dorso. Estas saliências dos nervos marcavam linhas horizontais paralelas, deixando-as bem visíveis sob a cobertura do couro. As técnicas de encadernação há muito tornaram desnecessárias estas saliências, as quais, entretanto, continuam marcadas por aquilo que os encadernadores chamam de "falsos nervos".

4
  • 1
    Muito bem. Vem noutros dicionários também. Como é que descobriste? Intuição mais confirmação?
    – Jacinto
    Aug 24, 2017 at 21:03
  • @Jacinto Na verdade, fui no google e procurei "saliências transversais nos livros", "saliências nas lombadas dos livros" e outras variações (incluindo ou não outros termos como "tipografia", "encadernado" e fazendo várias combinações). Eu também não fazia ideia que tinha um nome só para aquilo. E acabei encontrando outra referência relacionada, atualizei a resposta.
    – user1798
    Aug 24, 2017 at 21:22
  • 1
    Eu já tinha procurado, mas não tinha achado nada. O Aulete também fala em nervos.
    – Jacinto
    Aug 25, 2017 at 6:03
  • Agora fiquei curioso em ver um vídeo mostrando o cosimento das nervuras!
    – brasofilo
    Aug 26, 2017 at 1:47

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.