14

As vezes quando uma pessoa tem muita sorte, mas muita sorte, algumas pessoas ainda dizem que ela "nasceu com o cu virado para lua". Um exemplo:

Joãozinho tem um emprego bom, namora uma menina linda e já ganhou 18 vezes no bingo. Acho que ele nasceu com o cu virado pra lua!

Eu até encontrei algumas variações como:

• Nascer com o cu virado para a Lua
  • Nascer com o rabo virado para a Lua
  • Nascer de rabo virado para a Lua
  • Nascer de bunda virada para a Lua
  • Nascer com a bunda virada para a lua
  • Nascer com a bunda virada pra lua

Desde quando nascer com o "cu virado para a lua" pode ser considerado sorte? De onde surgiu essa expressão?

• Tem a ver com o parto. Dizem que nasce com o cu para a lua quando se nasce com as pernas, e não com a cabeça. Na era sem cesariana, precisava ter sorte para sobreviver ao parto. – Jefferson Quesado Sep 15 '17 at 15:20
  • Penso que antigamente (até a poucos anos) era «rabo virado pra lua» ... «cu» deve ter surgido nos últimos anos... ainda mais se for BR... sem querer desmerece-nos. (ps: posso estar enganado pois pode ser variação regional) – Guilherme Nascimento Sep 18 '17 at 17:11
  • @GuilhermeNascimento e então «rabo virado pra lua» porquê? ehe – Viana Sep 18 '17 at 17:34
  • 2
    Procurei sobre essa pergunta pois fiquei com a pulga atras da orelha quando visitava a Sicilia. Ha uma placa com uma inscriçao em Siciliano que diz: "cu parra a la luna arricivi fortuna" - significa "quem fala com a lua, recebe sorte". Fiquei me questionando se nossa expressao nao seria uma corruptela desse proverbio Siciliano. :) – bruno0910 Sep 20 '17 at 12:02
  • 2
    A única coisa de concreto que encontrei sobre isto é que a expressão aparece no Google Books a partir de 1961, com bastante frequência e muitas variantes. – Jacinto Sep 20 '17 at 20:34
4

Nascer com "cu virado para a lua" é porque alguns bebês nascem ao contrário e com a cabeça por último, onde a mortalidade dos mesmos na época era altíssima caso nasça assim, e como nasciam de costas eles nasciam "com o cu virado para a lua" portanto todo bebê que nasce de costas e sobreviveu é alguém de muita sorte.

Não tem uma data especificada apenas o motivo da origem que em determinado momento alguém falou assim, em alguma década do século passado, onde a medicina não era tão avançada, porém nem tão atrasada para que se tenha resultados melhores quanto a mortalidade do bebê no nascimento, hoje é mais irrelevante pois existem muitos métodos eficientes como a própria cesariana.

• 6
    É uma explicação até que bastante plausível. Há uma fonte que a ateste, ou se trata de uma etimologia popular? – Seninha Sep 16 '17 at 1:54
  • 1
    Verdade @Seninha... eu particularmente achei bem interessante a explicação, no entanto é difícil dar uma certa credibilidade sem uma referência sequer. – Viana Sep 18 '17 at 14:31
  • @Seninha além disso quem é que garante que nasceu no Brasil. Essa expressão também é utilizada em Portugal. – Jorge B. Sep 19 '17 at 11:29
  • @Seninha não encontrei nenhuma fonte realmente confiável, é apenas conhecimento passado anteriormente... é dificil encontrar a real fonte de expressões que não surgiram de forma factual ou de algum evento histórico, isso provavelmente foi alguém que simplesmente um dia disse " esse nasceu virado pra lua" – Daniel Gentil Sep 19 '17 at 12:39
  • 1
    @JorgeB. removi porque concordo por não haver uma referencia realmente confiável, essa explicação é apenas , fulano falou pra fulano que falou pra tal e foi repassado. É apenas um conhecimento "perdido" que foi repassado, sem nenhuma base confiável. – Daniel Gentil Sep 19 '17 at 12:40
2
+25

Explicação dada no "O olhar de Castro Alves - Ensaios críticos de literatura baiana" - Volume 3:

Segundo Nélson Melo Cunha (2009), em seu Dicionário de expressões coloquiais brasileiras, a expressão “nascer de bunda para a lua” e suas variantes, “Nascer de cu virado para a lua” significa ter sorte em tudo. Supostamente, a origem dessa expressão remonta a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, explicando os hábitos das índias brasileiras, que realizavam o parto de cócoras e, portanto, o indiozinho caía “com o cu virado para a lua”. Desde esta época, se dizia que dava sorte nascer de bunda para a lua.

Infelizmente a fonte citada não é acadêmica.

A explicação dada na resposta do Daniel também é encontrada numa postagem de um blog (ativo em 2007) citando como fonte "Li dia desses no jornal":

As crianças nascem de cabeça, isto é, a cabeça é a primeira a sair, como se a se certificar que está em segurança. Quando o parto é feito com a bunda em primeiro lugar é necessária muita perícia médica e muita sorte para a criança nascer viva e feliz. Daí presumir-se que os nascidos nesta posição já nascem com sorte.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.