1

Estava pesquisando sobre paradigmas e o conceito que muitos sites utilizam é o seguinte:

Paradigma é um modelo ou padrão a seguir.

um exemplo que serve como modelo; padrão.

Tendo em vista essas informações, logo me veio a dúvida:

Os alfabeto define o modo com que iremos aprender determinada linguagem. Como o português.

Logo ele é um paradigma?

2

Não, isso é uma interpretação incorreta do que é um paradigma.

Nós podemos dizer coisas como:

Há vários paradigmas de escrita. Um paradigma é o alfabeto, que consiste, grosso modo, em representar cada som por um símbolo diferente. Outro paradigma é o silabário, que consiste em representar cada sílaba por um símbolo diferente.

Repara que na frase acima, “alfabeto” não se refere ao nosso alfabeto em particular, que é o latino, nem ao grego nem a qualquer outro alfabeto em particular; refere-se ao alfabeto em geral, em abstrato — à forma, ou modelo, ou sistema, ou paradigma de escrita (neste contexto estas quatro palavras são sinónimos) que todos os alfabetos concretos seguem. O artigo da Wikipédia sobre o alfabeto diz que “alfabeto ou abecedário é uma forma de escrita […]” — onde está “forma” poderíamos escrever “paradigma”. Cada alfabeto particular não é um paradigma, mas segue o paradigma comum a todos os alfabetos.

De qualquer modo, mesmo neste sentido geral, o alfabeto é um paradigma de escrita, não da língua. Outras coisas que não são paradigmas da língua:

• O uso da segunda pessoa plural («vós») no Norte interior de Portugal é um paradigma comunicacional, da comunicação. Mas não da língua.
  • O soneto é um dos paradigmas da poesia, mas não da língua em si.
  • Poder-se-ia ainda defender que o formalismo verborreico seja um paradigma comunicacional ou comportamental — conquanto não da língua em si.

Já a concordância de género, sim, é um paradigma da língua.
A capitalização (?) dos nomes próprios, mas não dos comuns.
A intonação crescente no fim das interrogações. («Não é asSIM?»)
Etc.

| improve this answer | |
  • Eu sugiro aqui uma clarificação. O alfabeto enquanto paradigma de escrita é a representação de cada som por um símbolo (embora nos alfabetos reais a correspondência esteja longe de ser biunívoca): cada um dos alfabetos particulares--latino, grego, cirílico, etc.--segue esse paradigma; mas nenhum alfabeto concreto é um paradigma (talvez pudéssemos dizer que o primeiro é). Do mesmo modo, o soneto que é o paradigma é a estrutura geral; o "erros meus, má fortuna, amor ardente" não é paradigma. No soneto toda a gente percebe que é o "soneto abstrato"; já "alfabeto" pode ser interpretado >> – Jacinto Aug 23 '17 at 20:09
  • na tua resposta como o nosso alfabeto, o latino. – Jacinto Aug 23 '17 at 20:09
  • Percebo, @Jacinto, mas não sei como clarificar isso. Não me queres ajeitar tu a resposta? :) – ANeves thinks SE is evil Aug 24 '17 at 15:30
  • 1
    Vê lá se gostas. – Jacinto Aug 24 '17 at 16:19
  • @Jacinto gosto mais, mas não ficou perfeito. Tem, por exemplo, usos de "paradigma de língua" e de "paradigma da língua" na mesma frase, que para mim indicam significados diferentes. Mas acho que para a resposta que é, já teve um cachê de atenção alto suficiente, e vai ficar mesmo assim que já está ótima. – ANeves thinks SE is evil Aug 27 '17 at 3:13
1

O alfabeto não define o modo que aprendemos um idioma. Existem diversos modos dos quais podemos aprender uma língua independentemente de saber ou não o alfabeto.

Pode-se considerar o alfabeto um paradigma de escrita, pois não dependemos dele para de fato sermos capazes de nos comunicar verbamente, obviamente um complementa o outro, não é possível uma pessoa alcançar fluência sem dominar a escrita, porém não saber o mesmo, não o impede de aprender uma língua.

Infelizmente a realidade do analfabetismo ainda é presente em alguns países ao redor do mundo, porém os analfabetos são a prova viva de que ler/escrever não tem absolutamente nada a ver com falar o idioma.

| improve this answer | |
  • Escreves que «não é possível uma pessoa alcançar fluência sem dominar a escrita», mas depois mencionas os analfabetos. Eles são fluentes na língua portuguesa porque a falam nativamente. – ANeves thinks SE is evil Aug 22 '17 at 14:50
  • @ANeves ser fluente em uma língua significa que você domina completamente a fala, leitura e escrita do mesmo. Se uma pessoa sabe falar o idioma mas não sabe escrevê-lo, então ela não é fluente, portanto, ela se encaixa como analfabeto. – João Brgai Aug 22 '17 at 17:33
  • Ah, que curioso, para mim não é assim. Abri uma pergunta sobre isso: portuguese.stackexchange.com/questions/4699/… – ANeves thinks SE is evil Aug 22 '17 at 19:23

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.