Fiz essa pergunta no SOpt:
Aí fiquei na dúvida entre "Qual o objetivo" ou "Qual objetivo". Não sei exatamente se as duas opções estão corretas.
Qual é mais correto falar, "Qual o objetivo..." ou "Qual objetivo.."?
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communityFiz essa pergunta no SOpt:
Aí fiquei na dúvida entre "Qual o objetivo" ou "Qual objetivo". Não sei exatamente se as duas opções estão corretas.
Qual é mais correto falar, "Qual o objetivo..." ou "Qual objetivo.."?
O correto é Qual (é) o objetivo do internal lateinit?. A cópula é pode perfeitamente ser omitida.
Qual objetivo só poderia ser usado numa réplica:
— Precisa de escrever uma carta ao nosso diretor e trazer o papel.
— Qual papel?
Gramaticalmente, as duas formas estão corretas, sendo o mais usual, tanto no português brasileiro como europeu, a supressão do "é".
Para a conversação e compreensão também não há problemas, pois a supressão do verbo não implica problemas no diálogo, visto que está implícito (tentei pensar em um exemplo onde a omissão pudesse ser sentida e não consegui).
Até mesmo o dicionário Houaiss utiliza a sentença "Qual a sua opinião?", sem problemas.
Pessoalmente, prefiro com o verbo "é". Preciosismo ou não, soa-me uma construção mais bonita e, inclusive, correta.