2

Estou lendo um texto que descreve uma atividade da minha faculdade, entretanto, uma parte deste texto me gerou uma confusão a respeito das palavras contextualizar e síntese. E para uma melhor compreensão do que se trata a minha dúvida, segue o texto completo:

Contextualizar significa realizar uma síntese do domínio do Negócio, ou mais especificamente o Setor de Negócio escolhido pelo grupo. Uma contextualização típica deve conter aproximadamente 2 páginas (para fins de propósito acadêmico, ou mais para uma aplicação real). Esses parágrafos ajudam no entendimento inicial do Sistema de Informação Computadorizado a ser desenvolvido. Nessa contextualização mencionam-se, sinteticamente, os principais Conceitos de interesse, representados por Funcionalidades (tarefas) e Regras de negócio. Aqui já podem ser identificados os Atores principais envolvidos. Saliente-se que as tarefas identificadas atendem tanto clientes internos quanto externos a empresa. Ao definir requisitos, se faz necessário definir as Necessidades de Informação do Negócio, considerando a pirâmide organizacional que estrutura hierarquicamente a empresa nos níveis Operacional, Tático e Estratégico.

Eu entendo que contextualizar é mostrar as circunstancias que estão ao redor de um fato, e síntese seria como um resumo de algo. Minhas dúvidas estão relacionadas ao significado dessas duas palavras.

Dúvidas

1. Qual é o significado síntese?
  2. O que é contextualizar?
  3. Existe alguma relação entre contextualizar e síntese?
  • Os significados são esses mesmos que tu indicaste. Em geral contextualizar não significa 'fazer uma síntese', mas em casos concretos pode ser conveniente uma síntese para contextualizar algo. Imagina que tens um estudo de 100 páginas sobre o tal domínio de negócio. Para contextualizar alguma coisa tu poderás querer fazer uma síntese dessas 100 páginas. Não faço ideia se é isso que se passa no teu caso. Terias de contextualizar essa frase para se compreender o que ela significa; tal como está ela não faz sentido nenhum para mim. >> – Jacinto Aug 6 '17 at 23:39
  • Também em certos domínios as palavras adquirem significados especializados, que podem não vir nos dicionários gerais. Não sei se não será isso no teu caso. – Jacinto Aug 6 '17 at 23:40
  • @Jacinto compreendi. Pelo fato de buscar uma exatidão na palavra de maneira restrita não percebi que o significado da palavra pode mudar dependendo do domínio. – gato Aug 7 '17 at 0:22
  • Gato, o que eu disse acima são especulações. Talvez vendo o texto completo pudesse fazer uma ideia mais exata. Mas por exemplo, o Instituto Nacional de Estatística (Portugal) publica uma Síntese Económica de Conjuntura. Aqui, síntese serve apenas para dar a ideia que a publicação contém apenas um resumo dos indicadores que o Instituto recolheu. >> – Jacinto Aug 7 '17 at 7:34
  • 1
    Contexto é o ambiente em que ocorrem. Síntese é como ocorrem. – André Lyra Aug 18 '17 at 11:31
2

Contextualizar e síntese significam o que já indicaste (já acrescentamos algo mais a síntese), e no meu entendimento a frase em destaque significa:

Contextualizar [o Sistema de Informação Computorizado] significa [no caso presente] realizar uma síntese [dos dados relevantes sobre o] domínio de negócio [a que o Sistema se destina]

O que se passa na frase original é muito comum na comunicação: o locutor omite elementos relevantes—neste caso, os elementos entre colchetes—e normalmente o interlocutor supre as lacunas com o conhecimento que tem do locutor e do assunto em discussão. Neste caso eu supri-as com o resto do texto; o autor provavelmente esperaria que as lacunas pudessem ser preenchidas com que ele já tinha dito antes.

Contextualizar (Aulete 1) é sempre contextualizar algo, isto é “apresentar as circunstâncias e o contexto de” algo. Neste caso o algo é o Sistema de Informação Computorizado. Queremos saber qual é o contexto, o ambiente, em que esse Sistema vai operar.

Nesta frase são relevantes as aceções 1 e 2 de síntese no Aulete:

1. Exposição geral e resumida (síntese do projeto).
2. Reunião de diversos elementos num todo coerente: Esta proposta é uma síntese de todas as propostas feitas.

Ou seja, queremos recolher os dados relevantes sobre o negócio e apresentá-los num todo coerente e conciso. Naturalmente nós sintetizamos os dados, não sintetizamos o próprio negócio, mas isto praticamente nem precisa de ser dito.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.