5

Monossílabos tônicos e oxítonas terminadas em "I" e "U", não possuem acento.

Temos Pacu, que não recebe acento.

Eu vejo teiú como uma oxítona terminada em "U", logo, não deveria receber acento.

Onde estou errando no meu entendimento?

1 Answer 1

6

Teiú (Aulete) leva acento para indicar que o u não forma ditongo com a vogal que o precede; ou seja, a divisão silábica é tei.ú e não te.iu. O u de Pacu não leva acento porque não é precedido de vogal. O u de pediu não leva acento porque forma ditongo com o i: -diu é uma única sílaba, e não duas. Já baú (Aulete) leva também acento porque são duas sílabas, ba.ú, e não um ditongo (não rima com pau). Do mesmo modo, temos um ditongo em pais, plural de pai, e duas sílabas em país.

Esta regra vem no Acordo Ortográfico de 1990 (Portal da Língua Portuguesa):

Base X: da acentuação das vogais tónicas/tônicas grafadas i e u das palavras oxítonas e paroxítonas

1. As vogais tónicas/tônicas grafadas i e u das palavras oxítonas e paroxítonas levam acento agudo quando antecedidas de uma vogal com que não formam ditongo e desde de que não constituam sílaba com a eventual consoante seguinte, excetuando o caso de s: adaís (pl. de adail), aí, atraí (de atrair), baú, caís (de cair), Esaú, jacuí, Luís, país, etc.; alaúde, amiúde, Araújo, Ataíde, atraiam (de atrair), atraísse (id.), baía, balaústre, cafeína, ciúme, egoísmo, faísca, faúlha, graúdo, influíste (de influir), juízes, Luísa, miúdo, paraíso, raízes, recaída, ruína, saída, sanduíche, etc.
3
  • Esclarecedor, voltarei aos estudos da língua portuguesa. Obrigado! Commented Jul 18, 2017 at 13:02
  • Em outras palavras, sem acento "teiú" ficaria parecido com "caiu" do verbo cair (ficaria íu em vez de iú). Com um detalhe: isso só vale para o fim da palavra. O acordo ortográfico removeu o acento em feiura, que seguiria o mesmo princípio, mas é paroxítona. Talvez nem exista palavra paroxítona com "e-íu" / "a-íu" e por isso removeram o acento.
    – marcus
    Commented May 12, 2022 at 14:16
  • @marcus, verdade, "teiu" ficaria parecido com "caiu". A regra ortográfica vai além do que eu expliquei. O ponto 4 da mesma base diz: "Prescinde-se do acento agudo nas vogais tónicas/tônicas grafadas i e u das palavras paroxítonas, quando elas estão precedidas de ditongo: baiuca, boiuno [...]" (provavelmente pela razão que adiantas). Por isso não há acento em "feiura". Em Portugal já era assim antes do AO90.
    – Jacinto
    Commented May 12, 2022 at 17:56

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.