6

A expressão "por exemplo" deve ser colocada entre vírgulas? Por quê?

Colocando em contexto, temos duas opções de pontuação:

1) O zoológico tem animais ferozes, por exemplo, o leão e o tigre.

2) O zoológico tem animais ferozes por exemplo o leão e o tigre.

Qual delas seria a correta?

8

Não e sim.

No teu exemplo, não. Noutros exemplos, sim.

No teu exemplo, eu poria uma única vírgula a separar as duas orações que compõem a frase:

3) O zoológico tem animais ferozes, por exemplo o leão e o tigre.

Para o «por exemplo»

No caso concreto do «por exemplo», pomo-lo entre vírgulas se ele é um elemento por si só, e não o pomos entre vírgulas se é apenas parte de outro elemento.
(Chamo-lhe elemento e não oração, porque gramaticalmente uma oração tem verbo.)

É um elemento por si só:

O Manuel João Vieira, por exemplo, já foi candidato à presidência.

Não é um elemento só por si:

O Manuel João Vieira tem muita presença na vida portuguesa, por exemplo já foi candidato à presidência.

Para todas estas expressões pequenas

Quando não pomos entre vírgulas

Não pomos a expressão entre vírgulas quando ela faz parte da frase, oração, ou elemento em que se insere.
Se retirássemos a expressão, a frase ficava estragada.

Exemplo 1

O zoológico tem animais ferozes, por exemplo o leão e o tigre.

Tornar-se-ia, ao tirar a expressão, uma frase inválida:

(*) O zoológico tem animais ferozes o leão e o tigre.

Exemplo 2

Há vários utilizadores, por exemplo o Jorge, que se sentem incomodados pelas animações do site.

Ficaria uma frase inválida ao retirar apenas o «por exemplo».

Mas poderíamos retirar o elemento todo, ou substituir «por exemplo» por «como»:

• Há vários utilizadores que se sentem incomodados pelas animações do site.
  • Há vários utilizadores, como o Jorge, que se sentem incomodados pelas animações do site.

Quando pomos entre vírgulas

Pomos a expressão entre vírgulas quando ela exprime um aparte, uma nota rápida. Algo que não faz parte da oração ou frase, apesar de estar relacionado.

Tirando essa expressão, a frase mantém-se válida.

Exemplo 1

Esta frase:

Mantinha-se[, se lhe retirássemos a expressão,] uma frase válida:

Mantinha-se, se lhe retirássemos a expressão, uma frase válida:

Mantinha-se uma frase válida:

:)

Exemplo 2

Nesta frase podemos retirar a expressão:

Não és o melhor do mundo! O Andre Agassi[, por exemplo,] joga melhor que tu.

Outros exemplos

Isto aplica-se facilmente a outras expressões:

• Esta é[, digo eu,] a maneira mais fácil de perceber onde pôr as vírgulas.
  • Ou então[, se preferires,] sirvo-te o assado com sumo de laranja.
  • O primeiro a chegar continua[, no entanto,] a ter de ligar as luzes.
|improve this answer|||||
  • Como "por exemplo" pode ser uma oração por si só, se não tem verbo? – Bruno Schiavo Jul 1 '17 at 18:13
  • Estas regras são da gramática portuguesa, não? Será que a gramática brasileira tem regras iguais? – Bruno Schiavo Jul 1 '17 at 18:15
  • 1
    @BrunoSchiavo não pode ser uma oração, tens razão. Tenho de rever e re-escrever aquilo. – ANeves Jul 1 '17 at 18:48
  • 1
    @BrunoSchiavo 'Tá feito. Não gosto muito do resultado... não sei o que são, sintaticamente, os dois tipos de «por exemplo». :( – ANeves Jul 1 '17 at 19:49
  • Existe alguma flexibilidade no uso de certas vírgulas. Vê este "como por exemplo" no Ciberdúvidas. Eu também usaria uma só vírgula ("perigosos, por exemplo") ou até "perigosos; por exemplo" ou "perigosos: por exemplo". As vírgulas marcam normalmente pausas na fala; e neste exemplo a primeira pausa (entre "perigosos" e "por exemplo) é bem mais pronunciada que a segunda; duas vírgulas sugere pausas de igual importância. Se quiseres separar "por exemplo" de "o tigre", que é legítimo, >> – Jacinto Jul 6 '17 at 18:41

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.