0

Estava numa conversa e disseram: «Ó tempo, volta para trás».

Qual o seu significado e com que intenção é normalmente dita?

3
  • 2
    poderia colocar mais partes do diálogo? Apenas com isso, imagino que seja uma vontade de reviver um momento ou ainda um arrependimento. – Peixoto Jun 28 '17 at 11:08
  • 1
    Não existe o caso de "normalmente dito" para citar poesia. "Ó tempo" se chama o vocativo, Isso quer dizer que o tempo está sendo tratado como se fosse uma pessoa. Como se o locutor se dirigisse a uma pessoa. Se usa muito em poesia. – Lambie Jun 28 '17 at 13:38
  • Ele quer que o tempo regresse. – André Lyra Jun 30 '17 at 16:52
1

Significa aquilo que está escrito: o locutor sente saudades de épocas passadas e deseja voltar no tempo. Embora "voltar pra trás" seja considerado um pleonasmo (comparável a "subir pra cima") e raramente seja ouvido em pt-BR, acredito que seja de uso corrente em Portugal. É uma conclusão a que chego, por ter ouvido "voltar pra trás" diversas vezes durante as minhas viagens a Portugal. Temos um bom exemplo da expressão na canção portuguesa "Oh Tempo Volta Pra Trás" que tornou-se conhecida na voz de António Mourão.

Oh tempo, volta pra trás,

Trás-me tudo o que eu perdi.

Tem pena e dá-me a vida,

A vida que eu já vivi.

Oh tempo, volta pra trás.

Mata as minhas esperanças vâs.

Vê que até o próprio sol,

Volta todas as manhãs.

Vê que até o próprio sol,

Volta todas as manhãs.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.