8

Existe uma expressão que, acredito eu, é mais comum nos estados de São Paulo e Minas Gerais, apesar de já ter ouvido pessoas de outros estados a usarem também.

A expressão é "mistura", e se refere à comida que é o acompanhamento do básico arroz e feijão. Pode ser aplicada sobre qualquer acompanhamento que venha com este prato.

Exemplo (partindo de pressuposto que o "prato base" do Brasil é arroz e feijão):

• Tenho um prato de arroz e feijão, com acompanhamento de salada de alface. A salada de alface, nesse caso, seria a "mistura", pois não faz parte do prato base.
  • Em outro caso, meu acompanhamento é bife com cebola. Bife com cebola é a minha "mistura", pois não faz parte do prato base.

Espero que a ideia seja compreensível pois, apesar de ser um conceito que eu entenda facilmente, é difícil de colocá-lo em palavras.

Minha pergunta é:

De onde surgiu esse significado para a palavra mistura?

10
  • 1
    Fico pensando se não tem relação com as pessoas que recebiam sobras pra misturar na comida base. Supostamente disto surgiu a feijoada. A mistura também é aquela sobra que a gente dá pro porco.
    – sumitani
    Commented Jun 15, 2017 at 3:38
  • Como não existe algum tipo de referência que remeta à essa origem, eu não tenho certeza absoluta sobre isso, mas penso a mesma coisa.
    – G.Felicio
    Commented Jun 15, 2017 at 15:00
  • 1
    Não tinha ainda ouvido mistura para porcos. Normalmente aqui no Sul do Brasil, usamos lavagem para esses casos.
    – Peixoto
    Commented Jun 16, 2017 at 14:54
  • Verdade, Peixoto. Estava tentando me lembrar qual era a palavra certa. Achei que fosse mistura mesmo, pois se aproxima da palavra lavagem. Mas bem lembrado.
    – G.Felicio
    Commented Jun 16, 2017 at 15:48
  • 1
    Bem, é uma expressão mais regionalizada mesmo, normal não ter ouvido.
    – G.Felicio
    Commented Jun 23, 2017 at 16:01

1 Answer 1

1

No Guia dos Curiosos do UOL, a origem é da época da escravidão. Segundo o site, os escravos tinham acesso ao arroz e feijão, mas era restrito o acesso a proteína animal (nesse caso algum tipo de carne). Entendo assim, que o arroz e o feijão era o prato principal e o restante, considerado a mistura. Segue abaixo a explicação do site:

A palavra "mistura", usada como simbologia da alimentação, remonta aos tempos da escravidão. Os escravos nas senzalas tinham acesso a arroz, feijão e farinha, mas a proteína (carne, frango ou peixe), que sempre foi cara, era dada em pequenas quantidades, para que fosse dividida entre todos. Como sobrava um pequeno pedaço para cada um, a carne não era encarada como um prato principal, mas como um complemento a ser misturado no arroz e feijão. O hábito acabou caracterizando nossa gastronomia (no prato típico brasileiro, há mais arroz e feijão do que carne), e é por isso que usamos a palavra "mistura" para designar o complemento proteico do prato.

Fonte: Guia dos Curiosos - UOL

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.