7

Estava a ler alguns blogs e me deparei com esta palavra. Inicialmente, pelo contexto, havia entendido que se tratava de algo pejorativo relativo a aparência, como afirma um dos significados do priberam:

ca·ma·feu
substantivo masculino
[...]
2. [Informal, Depreciativo] Cara muito feia.

Porém, após pesquisa no aulete, vi que também pode significar o oposto:

(ca.ma.feu)
sm.
[...]
3. Pop. Mulher de feições finas: "Graciosíssima. O perfil é assim meio romano: > camafeu em cornalina..." (Guimarães Rosa, Sagarana.))
4. Joc. Pessoa muito feia
[F.: Do fr. camaïeu.]

Sei que tem outros significados, mas afinal, para estes dois em especial, qual é o mais utilizado? Chamar alguém de camafeu será considerado uma ofensa ou um elogio?

• 4
    Não conhecia esses significados. Pra mim, camafeu sempre foi aquele doce feito de nozes – user1798 May 31 '17 at 11:59
  • 1
    Tu poderias disponibilizar o blog onde estava lendo, de repente o contexto também ajuda a entender. – Peixoto May 31 '17 at 13:29
  • @Peixoto foi neste aqui, logo no inicio: porfalarnoutracoisa.sapo.pt/2017/05/… – user566 May 31 '17 at 18:04
  • 1
    @Hugo,de facto esse doce faz lembrar um camafeu (no sentido primário). – Jacinto Jun 2 '17 at 9:44
  • 1
    >> Eu conhecia a palavra nesse sentido, pessoa feia, mas é pouco usada atualemente. – Jacinto Jun 2 '17 at 13:31
2

Em Portugal, a palavra "camafeu" é usada pejorativamente, com o sentido de pessoa feia.
Não é uma palavra muito comum.

O significado literal de camafeu¹ não seria reconhecido pela maioria das pessoas.

¹ "camafeu" (consultado em 07-06-2017):

1. Pedra fina com duas camadas, diferentes na cor, uma das quais leva gravado um desenho em relevo.
| improve this answer | |

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy