7

Aqui no norte de Portugal costuma-se usar bastantes vezes essa expressão, como por exemplo:

Vais andar de bicicleta sem proteção e depois é «aque-d’el-rei» porque te aleijas.

A ideia da expressão é identificar um grito de um pedido de ajuda. Corrijam-me se estiver enganado.

Qual é a origem dessa expressão?

4
  • 1
    Sempre pensei que fosse "aqui d'el rei", mas parece que "aque d'el rei" é uma alternativa reconhecida. Curioso...
    – ANeves
    May 23, 2017 at 12:04
  • @ANeves sim são as duas reconhecidas pelo que sei, aqui usa-se «aque»
    – Jorge B.
    May 23, 2017 at 12:05
  • Tem a certeza de que existe a palavra "aque"? Vivo no norte de Portugal há 70 anos e não me lembro de ver escrito assim. Nem no Fernão Lopes. Pode no entanto ser uma forma local, não fazendo parte do padrão geral. Nov 25, 2017 at 15:50
  • 1
    AS minhas vizinhas quando estavam aflitas diziam "Aqui del Rei"
    – ClMend
    Feb 10, 2020 at 17:19

1 Answer 1

3

Antigamente, um pedido para ser acudido pelos homens (soldados) do Rei, ou seja por agentes da lei. Usava-se, unicamente, em casos onde havia reais ou pretensas infrações à lei.

O uso citado acima é uma extensão do uso original.

1
  • 3
    Pode dar um exemplo de uso?
    – Jorge B.
    May 25, 2017 at 19:04

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.