13

Fonemas são unidades sonoras que uma língua estabelece, entretanto, uma mesma letra pode produzir vários fonemas diferentes e um mesmo fonema pode ser representado por várias letras diferentes (um relacionamento muitos-para-muitos).

Entretanto, eu nunca soube que fonemas correspondem a quais letras, dependendo da situação em que essa letra é usada. Como por exemplo a letra f ser representada por /f/.

Procurando sobre fonema na Wikipedia em inglês, pode-se ver que existem outros fonemas que nem sequer são representados na nossa língua, como por exemplo /niːm/ em /ˈfoʊniːm/, que é a maneira correta de se pronunciar phoneme em inglês.

Portanto, eu gostaria de saber quais são os fonemas que a língua portuguesa usa, assim como o som que eles produzem.

14
  • 1
    Pois é, eu estava tentando melhorar uma resposta minha mas eu não estou conseguindo por falta de conhecimento em fonemas. Será muito útil para mim e também acredito que muita gente poderá aprender bastante com uma resposta bem elaborada.
    – Math
    Jul 17, 2015 at 12:32
  • 3
    Já leste o artigo sobre a Fonologia da língua portuguesa?
    – tchrist
    Jul 17, 2015 at 13:58
  • 2
    Eu gosto do aspecto linguístico desta pergunta, o que aumenta o nível de perguntas neste site. Entretanto, me parece que é uma pergunta demasiado ampla e requer um artigo inteiro para ser respondida (se não um livro). Jul 17, 2015 at 14:56
  • 3
    É importante saber que um fonema não é simplesmente um "som", mas um som que causa distinção de sentido (variações de som sem variação de sentido são chamados de alofones).
    – bfavaretto
    Jul 17, 2015 at 15:05
  • 1
    @Math sugiro que você dê começe comece com esta pergunta, linguistics.SE, sobre a diferença entre fonologia e fonética. Jul 17, 2015 at 20:13

2 Answers 2

7

Na Wikipédia há um artigo extenso sobre isso: IPA for Portuguese

A tabela indica também os diferentes fonemas para pt-PT e pt-BR.

Cuidado

• Parecem faltar alguns casos de uso, por exemplo o x de sexta-feira;
  • Parece ter erros, por exemplo em pt-PT "pente, pequeno, se" lêm-se com /e/ e não com /ɨ/.

Tabela com os IPA e as suas pronúncias

Este site tem tabelas com os códigos IPA, que são clicáveis para ouvir o seu som respectivo: http://www.internationalphoneticalphabet.org/ipa-sounds/ipa-chart-with-sounds/

6
  • 3
    @ANeves The IPA is about phonetics. The OP is asking about phonology/phonemics.
    – Earthliŋ
    Jul 17, 2015 at 15:40
  • 1
    @JorgeB. /ɨ/ é uma representação tradicional do "e" final no pt-PT (vogel posterior fechada não arredondada, representada em IPA internacional com /ɯ/). É bem diferente do ê, representada com /e/ e o é, representada com /ɛ/.
    – Dan Getz
    Jul 17, 2015 at 16:47
  • 2
    @JorgeB. é a diferença entre ortografia, fonologia, e fonética. Há letras, fonemas, e sons, e não sempre corresponde de forma igual. A letra "e" em português tem muitos sons.
    – Dan Getz
    Jul 17, 2015 at 16:53
  • 1
    Hey, @DanGetz ou @ Earthliŋ, não querem melhorar a resposta ou criar uma alternativa bem feita?
    – ANeves
    Jul 17, 2015 at 17:02
  • 1
    Quando eu criei a pergunta eu achei que eu queria saber sobre fonema, quando na verdade nesse momento estou quase certo que eu queria saber era sobre fonética. Apesar de eu ter me expressado mal você conseguiu captar qual foi a minha intenção. Esse link me parece muito bom, apesar dos probleminhas que você citou.
    – Math
    Jul 19, 2015 at 4:16
1

No português Europeu:

14 fonemas para vogais: á, é, i, ó, u, â, ê, ô, ã, ẽ, im, õ, um, e ainda o E mudo.

19 fonemas para as consoantes: b, d, k, f, g, j, l, lh, m, n, nh, p, rr, r, s, t, v, x, z.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.