2

Hoje, eu estava lendo esta notícia a respeito da possibilidade de uma punição do clube de futebol Sport Club Internacional que o levaria a ser excluído da Série B do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, à disputa da Série C no próximo ano. Segue um trecho:

O reconhecido repórter carioca, Wellington Campos, que cobre o dia a dia da CBF, noticiou que o Internacional poderá ser denunciado no artigo 61 da FIFA por conta do processo de falsificação do e-mail.[...]

Um comentário abaixo do texto pedia “uma vírgula antes de Wellington, na primeira linha, por tratar-se de vocativo”. Não seria a necessidade de se ter a vírgula antes de “Wellington Campos” apenas porque o nome é um aposto, visto que está detalhando de quem se fala quando se diz “reconhecido repórter carioca”?

2 Answers 2

3

Não é difícil.

O famoso repórter, Wellington Campos, está vindo aí. (aposto)

Êi, Wellington Campos, venha aqui. (vocativo)

Vocativo serve para chamar alguém. Aposto serve para explicar algo (tipo, o repórter famoso de quem estou falando é o Wellington Campos, não o Tintin ou o Clark Kent).

Assim,

Ó leitor do texto (vocativo), o famoso repórter, Zé das Couves (aposto), quer falar com você.

Se o receptor da mensagem é o leitor do texto, então o vocativo será "leitor do texto" ou equivalente. Se o receptor da mensagem for Wellington Campos (isto é, se estivermos falando com o Wellington Campos), então o vocativo será "Wellington Campos" ou equivalente.

O vocativo sempre aceita um "ó" antes, o aposto nunca.

3
  • Mas normalmente não separamos com vírgula ou outra pontuação o ó do resto do vocativo.
    – Jacinto
    Apr 8, 2017 at 8:29
  • @Jacinto De fato, não, provavelmente por que o ó faz parte do vocativo. Apr 8, 2017 at 11:15
  • Já tinha ficado a pensar se o ó fazia ou não parte do vocativo. Mas para mim a ausência de vírgula reflete a entoação: em "ó João, vem aqui", nós pronunciamos "ó João" tudo de seguida; ao contrário de "ei, João..." ou mesmo "ei! João..."
    – Jacinto
    Apr 9, 2017 at 18:42
-1

Seguindo a definição de Vocativo e Aposto conforme abaixo retirado de Mundo Educação, Acredito que seria um Aposto, se tivesse escrita ao contrário, no caso, explicando quem é Wellington

Wellington Campos, reconhecido reporter carioca, que cobre o dia a dia da CBF[...]

Nesse caso, o nome do reporter está deslocado da frase, podendo ser considerado um vocativo.

Aposto e Vocativo Aposto e vocativo são termos que compõem uma oração, o aposto explica, esclarece e acrescenta algo ao sujeito; o vocativo serve para invocar o receptor da mensagem.

Publicado por: Marina Cabral em Termos constituintes da oração

Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado

por vírgulas ou depois de dois pontos.

O aposto pode ser:

• explicativo: Alexandre, presidente do clube, fez a premiação.
  • enumerativo: Tocaram duas músicas: um samba e um forró.
  • recapitulativo (resumidor): Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá.
  • comparativo: “A inflação, monstro devorador dos salários, é sempre uma ameaça...”
  • especificativo (esse tipo não se separa por pontuação do nome a que se refere): A escritora Lygia Fagundes Telles lançou mais um conto.

Vocativo é um termo descolado sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Ele serve para invocar o receptor da mensagem.

4
  • Não seria o receptor da mensagem, nesse caso, o leitor do texto? Nesse caso, eu e não o repórter. Apr 7, 2017 at 17:11
  • @MagisterMundus "Wellington Campos" é aposto, não é vocativo.
    – Jacinto
    Apr 7, 2017 at 18:09
  • @Jacinto, poderia elaborar uma resposta? Apr 7, 2017 at 18:19
  • 1
    @MagisterMundus Agora quero esparramar-me no sofá e descansar. Mas se não aparecer uma resposta satisfatória, ou esta que melhore ou outra que apareça, eu escrevo uma.
    – Jacinto
    Apr 7, 2017 at 19:11

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.