23

Aprendi que em português só a sílaba tónica leva acento.

Então como é que órgão pode levar dois acentos?

Porque é que não se escreve *orgão ou *órgam?

1
  • A pergunta está escrita em pt-PT, por exemplo "tónica". Em pt-PT o título fica errado com "por que" - ficaria a significar "por qual órgão leva dois acentos".
    – ANeves
    Dec 19, 2022 at 23:33

3 Answers 3

35

Órgão não tem dois acentos. O til (~) não é um acento e sim um sinal que representa que este fonema (a) é nasalizado.

• E como é que til não é acento?

Acentos só podem recair sobre a sílaba tônica da palavra. Como já dito, til não é acento, é um sinal auxiliar de nasalização. Tanto que:

1. Ele pode estar sobre uma sílaba átona. Ex.: órgão, sótão, órfão;
  2. Pode aparecer várias vezes numa mesma palavra. Ex.: fogãozão.
  3. Mesmo que a sílaba tônica seja trocada para se acrescentar um sufixo na palavra, o til não muda. Ex.: irmão - irmãozinho.

Todos os comportamentos supracitados não podem ser seguidos por acentos.

7
  • Um exemplo legal que me ocorreu: ímã vs. imã.
    – bfavaretto
    Jul 17, 2015 at 18:35
  • Bah, eu nem sabia que existe a palavra imã.
    – Jéf Bueno
    Jul 17, 2015 at 19:36
  • 3
    É uma autoridade religiosa do islamismo.
    – bfavaretto
    Jul 17, 2015 at 19:41
  • Relacionado: "grafia e acentuação de órgão" no FLiP.
    – ANeves
    Aug 13, 2015 at 10:46
  • @jbueno: Mas se o til pode fazer papel de acento quando coincidir de ser usado em silaba átona, para não ter que colocar dois símbolos gráficos, então não seria incorreto dizer que ele não é acento ? Mas sim algum tipo especial de acento, acento fraco, híbrido, volátil, ... não me veio nenhuma palavra adequada no momento para tentar definí-lo melhor.
    – Luciano
    May 12, 2017 at 21:27
2

Nós chamamos de diacrítico. Esse é o nome dado para o til (~) quando ele é usado para indicar a nasalidade de um fonema, vogais e sílabas nasais

1
  • 2
    Os acentos (agudo, grave, circunflexo) e o trema também são diacríticos.
    – Jacinto
    Oct 30, 2020 at 9:15
0

Permitam-me agregar algo às boas respostas dadas acima. Primeiramente, reforçar o fato de o til não ser um acento, mas, sim, um sinal indicativo de nasalização. Segundo, lembrar que as regras para a acentuação das paroxítonas é a seguinte: não serão acentuadas as paroxítonas terminadas em a(s), e(s) e o(s), em e ens. Portanto, 'orgão' deve ser acentuada, pois não tem essas terminações. No Brasil, ensina-se, no Ensino Médio, para facilitar a memorização -- o que acho que não ocorre --, que as paroxítonas terminadas em r,i(s),n,l,u(s),x, bem como ps, ã(s), on(s), um, uns e ão(s), são acentuadas, caso em que se encaixa 'órgão', por exemplo. Espero ter ajudado, caso não esteja equivocado.

1

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.