19

Aprendi que em português só a sílaba tónica leva acento.

Então como é que órgão pode levar dois acentos?

Porque é que não se escreve orgão ou órgam?

26

Órgão não tem dois acentos. O til (~) não é um acento e sim um sinal que representa que este fonema (a) é nasalizado.

• E como é que til não é acento?

Acentos só podem recair sobre a sílaba tônica da palavra. Como já dito, til não é acento, é um sinal auxiliar de nasalização. Tanto que:

1. Ele pode estar sobre uma sílaba átona. Ex.: órgão, sótão, órfão;
  2. Pode aparecer várias vezes numa mesma palavra. Ex.: fogãozão.
  3. Mesmo que a sílaba tônica seja trocada para se acrescentar um sufixo na palavra, o til não muda. Ex.: irmão - irmãozinho.

Todos os comportamentos supracitados não podem ser seguidos por acentos.

• Um exemplo legal que me ocorreu: ímã vs. imã. – bfavaretto Jul 17 '15 at 18:35
  • Bah, eu nem sabia que existe a palavra imã. – LINQ Jul 17 '15 at 19:36
  • 2
    É uma autoridade religiosa do islamismo. – bfavaretto Jul 17 '15 at 19:41
  • Relacionado: "grafia e acentuação de órgão" no FLiP. – ANeves Aug 13 '15 at 10:46
  • @jbueno: Mas se o til pode fazer papel de acento quando coincidir de ser usado em silaba átona, para não ter que colocar dois símbolos gráficos, então não seria incorreto dizer que ele não é acento ? Mas sim algum tipo especial de acento, acento fraco, híbrido, volátil, ... não me veio nenhuma palavra adequada no momento para tentar definí-lo melhor. – Luciano May 12 '17 at 21:27

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.