6

Em um texto narrativo, quando quero colocar uma fala de personagem em um texto, eu uso aspas ou apenas o travessão?

Veja os exemplos.

Com travessão:

— Filho, você não vai vir comemorar o aniversário do seu avô? Ele tá perguntando de você.

Com aspas:

"Filho, você não vai vir comemorar o aniversário do seu avô? Ele tá perguntando de você."

Qual a maneira correta?

• 2
    aspas se usam para citar a fala de alguém no meio do parágrafo – André Lyra Apr 6 '17 at 13:52
5

Travessão é utilizado quando o texto introdutório é seguido de dois pontos (:), por exemplo:

E Tiago disse:
- Eu gostei da comida.

Já as aspas são utilizadas quando nos estamos referindo a uma citação.

Segundo McGregor, “fazendo um relatório com algumas notas de rodapé".

• Estaria certo numa frase desta forma: Em seguida pensei “Que ótimo, agora como vou achar as peças? Não dá nem para enxergar direito!”. colocar um ponto *.* numa frase que possui uma citação. – gato Apr 5 '17 at 12:23
  • Não sou professor de português, mas se eu fosse escrever, colocaria um ponto final após a citação. – Peixoto Apr 5 '17 at 12:48
  • 3
    Como pontuar diálogos – André Lyra Apr 6 '17 at 14:01
  • Teria como eu colocar tudo numa mesma frase . Como o travessão , as aspas – Maria Clara Jun 14 '18 at 1:45

protected by Community Apr 11 at 18:23

Thank you for your interest in this question. Because it has attracted low-quality or spam answers that had to be removed, posting an answer now requires 10 reputation on this site (the association bonus does not count).

Would you like to answer one of these unanswered questions instead?

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.