4

Ou será apenas coincidência que tanto a escrita como o significado sejam aproximados?

1 Answer 1

7

Apenas uma coincidência, uma vez que a palavra "tal" é usada em diversas expressões, tais como "que tal", "tal qual", ou "coisa e tal". A origem da palavra é latina, e bem explicada por Jacinto em uma resposta a outra pergunta.

"et al" também vem do latim, significa "e outros", e é uma forma abreviada de "et alii" (masculino), et aliae (feminino) ou et alia (neutro).

É uma expressão muito utilizada na literatura científica, quando não se quer citar todos os autores de um trabalho, estudo ou pesquisa (fulano, et al.). Deve ser precedido de uma vírgula e seguido de um ponto.

4
  • Obrigado pela resposta! Há um pormenor que me está a confundir: a citação acima não está presente na resposta que foi referenciada -- terá sido apenas um erro de formatação?
    – waldyrious
    Mar 23, 2017 at 12:35
  • @waldyrious A resposta referenciada é sobre a origem de "tal" e pode ser encontrada em um trecho dela.
    – Centaurus
    Mar 23, 2017 at 16:46
  • Não sei se me expliquei bem. O meu comentário é sobre o texto "et al" também vem do latim, ..., que está formatado como uma citação, mas que não encontro em portuguese.stackexchange.com/q/3896 (nem faria sentido lá estar, já que essa pergunta é sobre "que tal" e não sobre "et al."). Daí ter perguntado se teria sido um erro de formatação :)
    – waldyrious
    Mar 24, 2017 at 16:21
  • @waldyrious Está lá sim, na resposta do Jacinto, no seguinte parágrafo: "Agora donde é que isto vem? Segundo o Houaiss tal vem do latim talis,e, onde significava ‘igual, semelhante, tão grande, tanto’. No português isto veio a dar uma porção de usos (ver Aulete), e os sentidos originais transparecem em muitos deles."
    – Centaurus
    Mar 24, 2017 at 16:30

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.