7

Como seria essa frase interpretada em Portugal? Teria dois significados? Em pt-BR /fazer bico/fazer um bico/fazer uns bicos/ significa fazer alguns serviços avulsos, de qualquer natureza, para complementar a renda em momentos de crise. Um ouvinte português entenderia a frase acima como tendo apenas esse significado?

7

Não, cuidado!

Em Portugal, em Portugal, chamamos a isso "fazer um biscate", "fazer uns biscates", ou "fazer umas biscatadas".

"Fazer um bico" é imediata e principalmente "fazer um felácio".
Vê esta t-shirt jocosa:

t-shirt jocosa «faz-me um bico», do site wishirt

A interpretação inicial dessa frase seria:

Desde que perdeu o emprego que o meu marido tem dado sexo oral para nos sustentar.

Provavelmente o ouvinte estranharia essa mensagem, dentro do contexto e do nível de formalidade da conversa, e então suspeitaria que no Brasil talvez haja um significado diferente para essa expressão...
Porque não seria esperado que alguém expusesse assim uma atitude que seria considerada desesperada e de último recurso, por ser mal vista pela sociedade.

Suponho que essa frase soasse tão estranha a um português como esta frase soaria a um brasileiro, particularmente se dita por um homem:

Tenho frio, vou vestir uma camisola.

9
  • "Fazer biscate" no Brasil tem um significado bastante similar a "fazer bico" aí.
    – Ramon Melo
    Feb 9 '17 at 13:44
  • Nao percebi essa do vou vestir uma camisola. O que é que os brasileiros associam a isso mesmo? Feb 9 '17 at 14:08
  • 1
    @BrunoCosta, camisola é o nome dado a um tipo de roupa de dormir das mulheres (vide google images).
    – Eduardo
    Feb 9 '17 at 15:06
  • 1
    Uma resposta que nos faz rir é sempre bom. +1
    – Centaurus
    Feb 9 '17 at 15:37
  • 1
    @RamonMelo Para falantes de português como uma segunda língua, vale a pena explicar que: sim, fazer uns biscates pode significar ter algumas relações extraconjugais (acho que ficou tudo junto com o AO. Será?) Mas é bom frisar que o significado mais antigo, e ainda mais comum, é fazer uns serviços avulsos para ganhar dinheiro. Geralmente distingui-se um significado do outro pelo contexto e por um toque de malícia na fala.
    – Centaurus
    Feb 9 '17 at 15:42

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.