4

Depois de ter lido uma tira da rúbrica Mal por Mal, fiquei a ponderar se existe uma denominação especificada na língua portuguesa para a junção de palavras ou fragmentos de palavras tais que são pronunciadas como outras: express'arte (expressar-te), pint'arte (pintar-te), cant'arte (cantar-te).

É certamente um trocadilho, mas esta definição é apenas de um jogo de palavras. Existe alguma forma de indicar precisamente este tipo de trocadilho?

1
  • A meu entender, a pergunta não tem nada a ver com o trocadilho Jul 16, 2015 at 18:58

1 Answer 1

2

Existe uma figura de linguagem chamada cacofonia que ocorre quando uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam expressões com sons desagradáveis ou ambíguas; com duplo significado. Alguns exemplos:

• "Vi ela" = (viela)
  • "Amo ela" = (moela)
  • "A boca dela" = (cadela)
  • "Uma mão lava outra" = (mamão)
  • "Ela tinha" = (latinha)
  • "Na vez passada..." = (vespa)

Caso a união de palvras tenha significado obsceno ou chulo, chama-se de cacófato e existem diversos exemplos de ambas figuras, tanto na literatura, quanto na música e jornalismo.

4
  • @E_net4, me parecem junções ambíguas na tira que mencionaste, como se o personagem quisesse dizer expressar-te, pintar-te, enganar-te, porém a união de sílabas de palavras distintas forma novas palavras como expressar arte, pintar arte e enganar arte.
    – gmauch
    Jul 17, 2015 at 19:26
  • Nem por isso, porque houve um corte propositado da primeira palavra para fazer o trocadilho. Não é coerente dizer que há ambiguidade ou desagrado com a junção. Aliás, não é suposto haver desagrado.
    – E_net4
    Jul 17, 2015 at 19:47
  • @E_net4, não entendi seu argumento, quem sabe continuamos a discussão no chat?
    – gmauch
    Jul 17, 2015 at 19:52
  • Há uma engraçada que deriva de "sabes se o Paulo vem?" alguém sabe qual é?
    – Jorge B.
    Jul 17, 2015 at 19:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.