2

Existe uma expressão usada no português usada para expressar a semelhança de duas coisas. Mas estou com dúvida se essa expressão é "tal e qual" ou "tal igual", pois pelo menos eu já pronunciei das duas formas.

e qual -> iqual -> igual

Vejam os seguintes exemplos (vou usar sempre tal e qual):

O menino tem uma cara tal e qual á do pai.

Vi uma gata tal e qual á que tenho na minha casa

Trouxe o cortinado, era este? Sim, tal e qual.

O Artur tem uma atitude tal e qual á do pai

Também pode ser usada para expressar alguma ironia.

Depois de jantar vamos ao cinema.

Sim, claro, tal e qual! Não vês que a gente tem que poupar dinheiro!?

Como é que a expressão deve ser escrita, posso usar ambas as variantes?

• 3
    Nunca tinha ouvido antes "tal igual", apenas "tal e qual" – Duarte Farrajota Ramos Feb 2 '17 at 1:41
  • 1
    @DuarteFarrajotaRamos Nem eu, mas, se você procurar nas redes sociais, verá algumas centenas de resultados. O problema é que estes meios são conhecidos justamente por serem bastante caóticos. De repente, pode ser um meme e nós somos os "tiozões" que estamos "por fora". – Ramon Melo Feb 2 '17 at 2:24
  • Hum pois concordo, e redes sociais dificilmente constituem boas fontes para exemplos de correcto uso da linguagem. – Duarte Farrajota Ramos Feb 2 '17 at 2:27
5

Tal e qual é a forma dicionarizada, e também a variação mais popular. Parece-me a grafia mais adequada.

Tal igual, com este sentido, não é dicionarizada, e também não encontrei nenhum registro intencional desta variação.

| improve this answer | |
4

"tal qual", da mesma forma que "tal e qual", também é encontrada em dicionários e é a forma que mais ouço em pt-BR.

• "tal qual" - exatamente o mesmo, sem nenhuma diferença, do mesmo modo que.

• "tal e qual" - V. tal qual. --- Novo Dicionário Aurélio, 2ª edição, Editora Nova Fronteira.

Copiou o vestido da amiga, tal qual.

Eu quisera viver tal qual os passarinhos.

Ele fala tal qual o pai.

ps "tal igual" makes no sense.

| improve this answer | |

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.