TL;DR: Não há dúvida de que estas duas palavras guardam bastante similaridade entre si, e podem até ser sinônimas em muitos contextos, mas qual é a regra geral que determina o uso preferencial de uma e não da outra?
Contexto
A dúvida surgiu quando, ao consultar um livro antigo de algoritmos, o tradutor escolheu a expressão casamento perfeito para expressar o significado de perfect matching, um algoritmo que busca agrupar em duplas todos os elementos de um conjunto, respeitando os requisitos de cada elemento. O livro dava como exemplo o casamento entre um grupo de doze alunos, sendo seis de cada gênero, com o objetivo de formar casais de alunos.
Esta tradução é bastante incomum, sendo a norma geral as expressões emparelhamento perfeito ou acoplamento perfeito. Isto porque, apesar dos alunos formarem casais, os elementos de outros conjuntos não necessariamente os formam. Por exemplo, é possível formar pares cliente-fornecedor, mas usar a expressão casal cliente-fornecedor me soa bastante estranho. Casais, portanto, seria um caso bastante específico dentre as possibilidades de pares formados pelo algoritmo.
Os dicionários Aulete, Aurélio e Priberam listam estas como definições do verbete casal: (ênfases minhas)
ca·sal (latim casalis, -e, relativo à quinta, à casa)
substantivo masculino
- Par formado por macho e fêmea.
- Par formado pelos cônjuges.
- Conjunto de duas pessoas que têm uma relação sentimental e/ou sexual.
- Propriedade rústica menos importante que a quinta.
- Pequena povoação. = LUGAREJO
- Conjunto formado por duas coisas iguais ou semelhantes. = PAR
E estas definições para o verbete par: (Aulete, Aurélio, Priberam)
par (latim par, paris, igual, semelhante, macho ou fêmea de um par, esposa, marido, par, casal)
substantivo masculino
- Conjunto de duas pessoas, particularmente, marido e mulher.
- Sociedade de dois. = DUPLA, PARELHA
- Cada uma das pessoas que constituem uma dupla na dança.
- Pessoa igual a outra em posição social.
- O macho ou a fêmea de um casal de aves.
- Conjunto de dois objetos da mesma espécie.
- Peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais.
Pelas definições dos dicionários, fiquei com a impressão de que casal indicaria um relacionamento romântico, enquanto par seria usado nas demais situações. No entanto, o uso corrente parece legitimar o emprego de casal para contextos onde os elementos não parecem estar associados desta forma:
Na notícia, "casal de filhos" indica que não somente são duas crianças, como também é um menino e uma menina.
Brasil 1995 - Casal de moedas 10 centavos e 25 centavos da rara série FAO
No leilão, "casal de moedas" indica que não somente são duas moedas, mas que, juntas, elas formam uma combinação única e completa.
Nestas duas situações, embora o uso de par não causasse uma alteração profundamente significativa no sentido, a palavra casal contém mais significado do que simplesmente "conjunto de dois semelhantes". Seriam estas exceções à regra? Ou estaria a minha interpretação enganada quanto aos usos das duas palavras?