5

Geralmente usamos essa expressão pra indicar o inverso de algo dito anteriormente.

Quando e por que surgiu essa expressão?

Segundo o Google

Vice-versa

1. em ordem invertida à ordem inicialmente dada; em sentido inverso.
"é necessário que quem está em cima desça, e vice-versa"

2. de modo recíproco ou mútuo.
"eu esfrego tuas costas, e vice-versa"

2 Answers 2

7

Vice-versa (Aulete) é uma locução latina que literalmente significa ‘às avessas’ (Aulete), ‘sendo a ordem invertida’ (minha tradução do Etymonline) ou ‘sendo o lugar ou a vez invertidos’ (minha tradução do CNRTL). Está atestada em francês em 1418 (CNRTL) e em inglês cerca de 1600. A ocorrência mais antiga que encontrei em português é de 1625, em [Gaspar Pires Rebelo, Infortúnios Trágicos de Constante Florinda (Corpus do Português; descobri a data da publicação aqui; ênfase minha em todas as citações):

E como eu não andava corrente em negócios de amor, que me pareceu que ele era o que minha ama não amava e o outro com quem já falara uma noite, queria; mas que estivesse certo que tudo era vice-versa, isto é, que ele era o estimado e o outro aborrecido.

Neste caso, vice-versa parece signifcar simplesmente o contrário. O exemplo seguinte, que já está de acordo com o uso atual, é de 1642, n’Methodo de Conhecer e Tratar o Morbo Gallico de Duarte Madeira (indicação do Houaiss), citado no Vocabulario Portuguez e Latino de Raphael Bluteau de 1721, cujo o verbete transcrevo na íntegra (grafia original):

Vice versa. Saõ dicçoens Latinas, de que às vezes usamos fallando Portuguez, & valem o mesmo que Pelo contrario. (Muitas vezes do contagio das bexigas nasce sarampaõ, & viceversa. Madeira de Morbo Gall.part.2.pag.17.)

4

Expressão de origem Latina, "vice-versa" é usada não só em Português mas em muitas outras línguas (Francês, Inglês, Espanhol, etc) e significa "a posição foi invertida" ou "invertendo-se a ordem". É formada por "vice" (ablativo de "vicis") que significa "alternação, troca, ordem alternada + "versa" (ablativo feminino singular de "versus") particípio passado de "vertere" que significa "inverter, transformar".

  • vice versa - Look up vice versa at Dictionary.com "the order being changed," c. 1600, Latin, from vice, ablative of vicis "a change, alternation, alternate order" (see vicarious) + versa, feminine ablative singular of versus, past participle of vertere "to turn, turn about" (see versus). "The phrase has the complete force of a proposition, being as much as to say that upon a transposition of antecedents the consequents are also transposed" [Century Dictionary].

Em Inglês e em Francês frequentemente encontramos "vice-versa" precedida de "et" ("et vice-versa").

1
  • boa informação de Centaurus!Sem desfazer de Jacinto. Mais completa. Mar 10 at 18:40

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.