2

Desde os anos 90 vem se falando muito no profissional T-Shaped ou Modelo-T.

Nesse artigo da Forbes, fala sobre dois tipos de profissionais:

One can be shaped either like an "I” (think narrow and tight) or a "T" (think extended). The I-shaped professional is highly versed in a specific area of expertise and learns by drilling more deeply into a particular field. The T-shaped person has broader skills and knowledge and learns by linking up different perspectives from different specialties.

Ou seja, o profissional I-Shaped é altamente capacitado em um área especifica. Já o T-Shaped tem habilidades e conhecimentos mais amplos e aprende, ligando perspectivas diferentes de diferentes especialidades.

Pela definição de T-Shaped penso que o T a conexão entre o conhecimento sobre diversos assuntos (sendo a parte de cima do T) e o conhecimento em algo específico, sendo a parte de baixo representando a base.

Minha dúvida é: Estou correta nesse pensamento ou existe um significado para o T na palavra T-Shaped?

Obs.: A palavra T-Shaped, apesar de ser em inglês é utilizada também no português, podendo ser encontrada também como Modelo-T.

5
  • 1
    Isto parece ser uma pergunta sobre língua inglesa e não portuguesa. Encontras essas expressões em textos em português?
    – Jacinto
    Jan 19, 2017 at 13:07
  • Sim, no português também a palavra também é T-Shaped, mas já vi artigos falando sobre Modelo-T. Jan 19, 2017 at 13:17
  • 1
    Então, não queres incluir alguns desses textos; como está não se percebe que a expressão é usada em português, que é o que nos interessa aqui.
    – Jacinto
    Jan 19, 2017 at 13:26
  • @Jacinto, é mais comum encontrarmos a palavra T-Shaped em inglês do que Modelo-T, que seria em português. Jan 19, 2017 at 14:05
  • Isso é bobagem. Foi esse sujeito que inventou essa praga: en.wikipedia.org/wiki/T-shaped_skills
    – Lambie
    Jan 19, 2017 at 22:49

1 Answer 1

2

Aviso: Eu tenho um ódio profundo por este tipo de palavras. Mas claro faco uma resposta decente á mesma.

Pela definição de T-Shaped penso que o T a conexão entre o conhecimento sobre diversos assuntos (sendo a parte de cima do T) e o conhecimento em algo específico, sendo a parte de baixo representando a base.

É isso mesmo. É fácil de observar a mesma afirmação/analogia pelas várias imagens dísponiveis no google, ficam aqui algumas.

enter image description here enter image description here

Conforme as pesquisas do google (configurado para apresentar mais resultados na lingua portuguesa) a expressão t-shaped é normalmente usada no contexto de trabalho, para referir uma qualidade que supostamente é bom um empregado ter.

É também interessante poder verificar que só na primeira página é possível encontrar 4 ocorrências no ramo de IT/programacão

1
  • Na área de T.I. são conhecidos como desenvolvedores full stack Jan 19, 2017 at 16:24

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.