1

Tem uma diferença de significado, ou situações onde a gramática dita que dá para usar uma forma só?

Pesquisei no google notícias pelas duas frases para ler exemplos com contexto, e eu não entendi em nenhum exemplo porque se usou um e não se usou o outro.

0
2

Para responder à tua pergunta, peneirei cinco exemplos de "ainda melhor" e cinco de "melhor ainda" na Internet:

• E se a teoria da medicina do riso é algo bom, a prática é ainda melhor!
  • Agora, se eu conseguisse convencê-lo a se assumir para os pais, talvez ficasse tudo ainda melhor.
  • O melhor ficou ainda melhor — este é um dos slogans prediletos dos publicitários.
  • Vamos fazer algo ainda melhor.
  • Para muitas pessoas, a vida de solteiro/a fica ainda melhor com a idade

Em todos os exemplos acima, se invertermos a ordem da locução para "melhor ainda", a frase continua sendo idiomática e retem o seu significado original.

Vejamos agora os exemplos abaixo:

• Mas podemos fazer algo melhor ainda.
  • É óbvio que, se você puder operar a magia em toda a casa, será melhor ainda.
  • .....da sensação refrescante e relaxante da água durante o exercício, que se torna melhor ainda quanto mais o corpo relaxa.
  • Daquela vez então, era melhor ainda, pois ao meu lado — fazendo bem ao meu coração — caminhava a pessoa mais bonita do mundo
  • Durante a noite é melhor ainda: além de proporcionar bem-estar,......

Novamente, a ordem dos fatores não altera o produto. Usando "melhor ainda" ou "ainda melhor", o significado é o mesmo.

No entanto, observo que "melhor ainda" quando isolado do restante da frase por vírgula(s), seu uso é idiomático em pt-BR e a inversão, embora gramaticalmente correta, não soa tão bem aos nossos ouvidos.

exemplo:

• Melhor ainda: suas mãos não vão tremer, você não vai precisar segurar anotações e conseguirá...
  • Ou, melhor ainda, vou ligar para a empresa do cartão de crédito para cancelá-lo.

Uma procura no Google Books mostrou 498 resultados para "ou, melhor ainda, se" e 127 resultados para "ou, ainda melhor, se".

Já na frase "O melhor ainda está por vir." a inversão não é possível por motivos óbvios.

3
  • 2
    Depende da ênfase. "ainda melhor" a ênfase é na atitude de melhorar, na ação de tornar melhor, de fazer se tornar melhor. Usar "melhor ainda" a ênfase está naquilo ser melhor, ser a melhor opção, – André Lyra Jan 18 '17 at 11:47
  • Contribuo que no Rio de Janeiro 'ainda melhor' soa bem aos ouvidos. – user2786 Jun 24 '18 at 17:43
  • @William Meu pt-BR é do Rio de Janeiro. Sim, a minha resposta diz que as duas formas estão gramaticamente corretas, significam a mesma coisa, e são de uso corrente. Contudo, "melhor ainda" quando isolado por vírgulas, me parece mais frequente e mais idiomático do que "ainda melhor". Por exemplo "... Melhor ainda, se você puder..." – Centaurus Jun 25 '18 at 13:47

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.