Fiquei com essa dúvida depois de ler este artigo e um comentário:
O nome do continente gelado que fica no polo sul, muitas vezes me soou estranho, eis que recentemente me foi apresentada a teoria que explica a origem do nome. Então concluí que “Antártida” está errada.
O polo norte fica na região “ÁRTICA”, então o polo sul fica na região anti, contrária, oposta a região ártica, ou seja, anti+ártica = ANTÁRTICA.
Conclusão: antártiDa é um erro.
Do artigo mesmo, lê-se em inglês ARTIC e ANTARTIC, em muitos dicionários apresentam o latim ARCTICUS e ANTARCTICUS, em francês ARCTIQUE e ANTARCTIQUE, em grego ÁRKTIKÓS e ANTÁRKTIKÓS. Então para mim, não têm choro, é ANTÁRTICA, nada de escrever com “D”. Parece que só existe esse problema do “D” no português e no espanhol.
Vi também na priberam que só tem «Antárctica» embora diga que é «relativo à Antárctida». Fiz também uma pesquisa no google por «Antártida» e aparece por todo o lado em sites de notícias e de informação inclusive. Afinal qual das duas é correta? Serão as duas? Também fiquei na dúvida qual a origem destes dois termos e porquê?
an·tárc·ti·co |árt|
(latim antarcticus, -a, -um, meridional, do sul) adjectivo
Relativo ao pólo sul ou às regiões próximas do pólo sul; relativo à Antárctida.
Que habita ou está além do círculo polar do sul. = AUSTRAL, MERIDIONAL ≠ ÁRCTICO, BOREAL, SETENTRIONAL