4

A segunda pessoa do plural, vós, é supostamente o plural de tu. Contudo já foi muito usada no passado quando alguém se dirigia a uma só pessoa. Ainda percebo o seu uso em pt-BR em certos contextos como ocorre no Legislativo, no Judiciário e em preces. Esse uso é correto? Por quê?

2

Sim, o uso de vós é correto para indicar uma só pessoa.

O uso de vós é formal, tal como você (em pt-pt) ou o senhor.

Tal como notado na pergunta, o uso de vós é frequentemente usado na divindade. O mesmo pode ser constatado pela oração do Pai Nosso

Pode também constatar que os livros mais recentes do google com a utilização de "vós sois" (segunda pessoa do singular) têm temática religiosa.

O uso de vós era também usado para tratar a realeza. É de lembrar que o regime monárquico acabou em 1910 em Portugal e no fim da década de 1880 no Brasil. Este poderia ter sido um dos motivos que levaria á diminuição do uso de vós em favor de você, ou o senhor, ou outros pronomes de tratamento mais usados na escrita.

Contudo o google trends mostra que na verdade ele tem vindo a aumentar, embora não seja possível verificar se tem vindo a aumentar também para a segunda pessoa do singular. Contudo esta subida não é relevante quando comparada com você, ou o senhor.

| improve this answer | |
  • "formal, tal como você ou senhor" é bom explicar que no Brasil "você" indica intimidade, não sendo nem um pouco formal. "se tem vindo a aumentar também para a primeira pessoa do singular" acho que você quis dizer "segunda pessoa do singular", não ? – Centaurus Jan 6 '17 at 15:24
  • O uso de vós para tratar a realeza foi substituído há séculos por outras formas, nomeadamente o Vossa Mercê que depois deu origem ao você. N'Os Gatos de Fialho de Almeida de 1889-1892, que ando a ler, o autor refere-se à realeza por Sua Majestade e Sua Alteza. – Jacinto Jan 6 '17 at 18:57
  • Mas não foi respondido por que é conjugado no plural apesar de referir-se a apenas uma pessoa. – Centaurus May 27 '18 at 12:45
  • Pelo menos na minha parte do Brasil, isto é, RJ e SP, você é neutro, pode ser usado em contextos informais e formais (com os devidos cuidados), longe de indicar intimidade; indicativo de intimidade seria usar gírias, como cara e mano. – user2786 May 27 '18 at 13:41
-2

Sim. É um termo muito comum hoje em dia, apesar de que o sujeito vos não é muito usado hoje em dia. Mas vos pode ser usado quando você se refere a uma, duas ou mais pessoas, veja esses exemplos:

Vos estamos esperando aqui por 20 minutos.

O que vos deseja fazer?

| improve this answer | |
  • Davyd, acho que você não foi muito feliz na resposta e menos ainda nos exemplos. O que seria "um termo muito comum hoje em dia"? "vós"? – Centaurus Jan 3 '17 at 0:54
  • É muito comum mas não é muito usado ? Não entendi. Do ponto de vista gramatical os exemplos não são bons. O primeiro começa a frase por um pronome oblíquo, o que já não é recomendado na norma culta. E a pergunta não é sobre pronome oblíquo, mas sim pronome reto. O segundo exemplo tem erro de concordância. – Centaurus Jan 3 '17 at 0:57
  • "Acho que você não foi muito 'feliz'" ? Você quis dizer: direto ou explicativo? De qualquer forma, quando eu disse que não sâo usados recentemente, me referi ao vos, ninguém usa esse pronome hoje em dia, se quer realmente falar Português, nâo se apegue ao vos. E quando disse que eles sâo comuns, me referi ao uso do vos no singular e plural, sempre que este pronome é usado (raramente) pode ser usado para se referir a uma ou mais pessoas. – Davyd Jan 3 '17 at 1:26
  • "Os dois exemplos nâo foram diretos" como assim, amigo? Os meus dois exemplos foram dois diferentes usos, nâo os usei na mesma frase, mas sim em diferentes contextos. Veja: Vos estamos esperando aqui por 20 minutos, onde vos estavas? - Eu estava dormindo. Finalmente é seu aniversário, o que vos desejas fazer? – Davyd Jan 3 '17 at 1:32
  • Lembre-se que a conjulgação do verbo também muda quando "vos" é ultilizado, você pode escolher entre: vos desejais fazer e vos desejas fazer. Não se apegue muito ao pronome vos, qual está quase extinto, hoje em dia apenas você/s e tu são usados. – Davyd Jan 3 '17 at 1:39

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.