4

No Brasil existe uma gíria "paga pau" e expressões correlatas "pagar pau", "pagou pau", etc.

Uma busca rápida por significados nos trás:

• [1] Paga Pau pode ser uma pessoa que faz tudo que outra quer, seja por medo, respeito ou admiração.

• [2] Aquele que gosta de puxar saco, adular outras pessoas com intenção de conseguir algum benefício.

• [3] Paga-pau é aquele tipo de pessoa que fala mal de outra, mas copia ela, que tem inveja dela entende. Tipo, eu vou lá e compro um carro novo, dai vem você, que só me critica, e compra um igual, você estaria pagando-pau de mim;

Qual a etimologia desta expressão?

2
  • Aqui em Portugal diz-se "ser um pau mandado" de alguém que anda a mando de outro, aparentemente sem vontade própria; que parece ser a mesma coisa que o primeiro significado que listas. Às tantas há alguma relação.
    – Jacinto
    Jan 3, 2017 at 20:16
  • Acho melhor falar em origem e não etimologia....
    – Lambie
    Feb 27, 2021 at 21:15

5 Answers 5

3

Em meados de 80 já existia.

Não posso garantir que surgiu na década de 80, pode ter surgido antes. Mas me lembro quando essa e outras gírias passaram a ser usadas nas ruas de São Paulo, durante minha infância e adolescência. Eu acredito que não existia antes. Mas pelo menos, sabemos que se difundiu nos anos 80.

Definição de "Paga pau" como a ouvíamos nas ruas:

Alguém tão encantado com alguém, ao ponto de presentear ou dar coisas/valores (dinheiro) para a pessoa admirada.

Pau como sinônimo de dinheiro

A palavra "pau" foi e ainda é usada como um dos sinônimos para dinheiro (no singular mesmo - linguagem coloquial e das ruas):

• Quantos pau você pagou naquela casa ?
  • Paguei 45 pau nesse carro (a grandeza é deduzida do contexto podendo ser milhares, milhões, bilhões, etc)
  • Você me deve 5 pau
  • Sobrou 2 pau de troco

Pau como pontos:

A título e curiosidade, em outras situações "pau" também pode se referir a pontos, ou crédito sobre algo. Não sei se daqui é que vem o uso como sinônimo de dinheiro, ou é apenas coincidência, mas como exemplo no Jogo de Truco os pontos são comumente chamados de "pau":

• Nessa rodada já estamos com 4 pau
  • Ao desafiar o adversário com o aumento de pontos de uma rodada: "Truco ! Três pau ! Três pau !"
  • Ou a revidada na resposta ao grito do truco: "Seis pau ladrão !"
0

Originária no Rio de janeiro na década de 80, Paga Pau pode ser uma pessoa que faz tudo que outra quer, seja por medo, respeito ou admiração.

0

No Brasil, quando dizemos que alguém "paga pau" significa que está querendo ter algo com alguém. Por exemplo, você está na rua e alguém diz "aquele(a) rapaz/mulher está pagando pau pra você". Significa que ele(a) está gostando muito do que está vendo, geralmente apenas de forma física, mas se ele(a) também "assistir" alguma atitude da pessoa, também pode gostar e "pagar pau".

2
  • Olá Julia, bem-vind ao site. Você explicou o significado da palavra, mas a pergunta é sobre a etimologia (isto é, a origem dela).
    – stafusa
    Jan 19, 2021 at 18:05
  • Aqui no Brasil, houve uma época - ainda tem gente que usa o termo - para dinheiro. Por exemplo: um produto de R$ 50,00 era dito são 50 paus. Então, o "paga pau" seria porque a pessoa "gostava" da outra a ponto de pagar. Não tem a ver com prostitutas porque poderia ser qualquer pessoa. Mas, como disse, o "paga pau" veio do termo associado ao dinheiro.
    – Julia
    Jan 19, 2021 at 19:15
0

Vem de: 'paga para levar pau' levar pau na gíria da escola dos anos 70, era ser reprovado - não passa de ano. Depois isso evoluiu para ' pagar pau' é algo como: Se lascar pelos outros, guentar pau.

-2

Paga pau: Significa uma pessoa que baba, idolatra alguém/algo.

Tu gostas de pagar pau pra esse Mc Livinho, né? Dê a sua para ele, já que ama tanto ele!

Tu és um paga pau desse Michael Jackson, né?

Pare de defender o seu amigo, você sabe que ele está errado, seu paga pau!

8
  • 5
    Desculpas, amigo, mas eu não preciso da definição, os dicionarios ligados na pergunta já o fazem. Quero a origem da expressão. Jan 3, 2017 at 1:52
  • Amigo, não há origens para gírias brasileiras, isso não é Ingles. Gírias brasileiras surgem a cada 5 minutos em todos os lugares do Brasil, seja no Sul, Norte, Nordeste ou Oeste. Você nunca irá achar a origem desses tipos de gírias e expressões. Claro que existem locais de origens de certas gírias e expressôes, como por exemplo: Oxente - Nordeste. Trem, fita (usado para quase tudo) - Minas Gerais, Se aprochegue meu rei - Bahia. Pelo seu nome e seu jeito de falar, eu presumo que você não seja nativo, então aqui vai a minha dica:
    – Davyd
    Jan 3, 2017 at 2:06
  • 1
    @DavydDiniz "não tente encontrar" é um comentário totalmente desnecessário para um site de questionamentos. O questionamento original é sobre etimologia e de oxente por exemplo é ser proveniente de "ó gente", que tem um uso comum na região nordeste. OP: Se pesquisar mais a fundo vai achar de "paga-pau" sim, a expressão se popularizou com a música de Fernando e Sorocaba. A expressão "puxa-saco" vem de gíria militar: "De modo submisso, carregavam os sacos de roupas dos oficiais em viagem". Se for algum tipo de pesquisa mais séria eu pesquisaria em algo próximo a isso.
    – Edgar
    Jan 5, 2017 at 13:07
  • @EdgarRochaCarvalho E onde você encontrou isso? Qual fonte? Você simplesmente viu na internet? Gírias em Brasil são constantes, não há como saber a origem, ninguém realmente sabe se essa gíria veio mesmo dai, ela poderia ter existido há muito tempo atrás ou sido popularizada de outras regiões. Fernando e Sorocaba, uma dupla sertaneja, provavelmente seu sucesso é recente, e como pode essa expressão que já existe há muito tempo surgir de uma dupla sertaneja? É melhor não tentar encontrar, do que sair com a informação errada
    – Davyd
    Jan 5, 2017 at 13:12
  • @DavydDiniz Eu não disse que a origem veio deles, eu disse que se popularizou com eles. Forneci apenas um caminho de uma etimologia próxima para uma linha de pesquisa. O exemplo que peguei foi do livro Manual de Etimologia Português. Livros de etimologia são comumente usados como referência bibliográfica de estudantes de filosofia, além das áreas óbvias que fazem uso deste assunto. Continuo discordando de você, há sim como saber a origem e existem pesquisadores sérios que se dedicam quase exclusivamente a isso.
    – Edgar
    Jan 5, 2017 at 15:53

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.